Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa adere ao apelo ecológico e apaga as luzes a 28 de Março

A cidade de Lisboa é uma das 538 cidades, em 75 países, que aderiu ao apelo da Hora do Planeta 2009, ao apagarem as suas luzes durante 60 minutos no dia 28 de Março, a partir das 20h30.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 18 de Fevereiro de 2009 às 11:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A cidade de Lisboa é uma das 538 cidades, em 75 países, que aderiu ao apelo da Hora do Planeta 2009, ao apagarem as suas luzes durante 60 minutos no dia 28 de Março, a partir das 20h30.

“Fenomenal” foi o adjectivo que o director-executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley, usou para qualificar a adesão exponencial à mensagem da Hora do Planeta 2009 por parte de tantos países, em todo o mundo.

“Em 2007, a Hora do Planeta já foi um sucesso apenas com a cidade de Sidney envolvida. Um ano depois, o número de cidades aderentes subiu para as 371. Com o calendário a assinalar que estamos a seis semanas do apagão da Hora do Planeta 2009, conseguimos atingir mais de metade do caminho traçado para conseguir o nosso objectivo: as mil cidades, onde se inclui, pela primeira vez, Lisboa.”


O banco HSBC apoia a Hora do Planeta através do seu compromisso de apagar as luzes dos seus escritórios, espalhados em 33 países.

Também o sueco IKEA desenvolveu campanhas colaterais onde faz um apelo à consciência ambiental dos seus clientes e à mensagem Hora do Planeta nas suas lojas, não só no seu país de origem como em locais tão longínquos como a China e também em Portugal.

A CB Richard Ellis assegura a sua participação através da estimulação do apagão nos mais de 2 mil milhões de metros quadrados de edifícios que administra em mais de 50 países. E a PricewaterhouseCoopers está a disponibilizar consultores desde a Ásia a outros territórios para ajudarem na divulgação da mensagem da Hora do Planeta.

“Com a demonstração de apoio por parte das empresas, países e cidadãos a nível global, a Hora do Planeta 2009 parece capaz de conseguir atingir os mil milhões de pessoas que vão desligar as suas luzes a favor de medidas mitigadoras das alterações climáticas, no dia 28 de Março”, concluiu Andy Ridley.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que tem como objectivo encorajar empresas, comunidades e indivíduos a desligar as luzes por uma hora, visando reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.


A Hora do Planeta começou em 2007, por iniciativa da WWF-Austrália, que envolveu apenas a cidade de Sidney, onde 2 milhões de pessoas desligaram as suas luzes.

A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado foi o dobro do esperado, ou seja, 10,2% de redução no consumo.

Ver comentários
Outras Notícias