Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da BP no quarto trimestre caiu 20%

O resultado líquido da BP no último trimestre do ano foi de 2,24 mil milhões de euros, num período marcado pelos baixos preços do petróleo, que levaram o grupo a rever em baixa o investimento para 2015.

A carregar o vídeo ...
BP 4Q Adj. Profit $2.24B; Est. $1.63B
Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 03 de Fevereiro de 2015 às 08:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O lucro da petrolífera BP no quarto trimestre de 2014 foi de 2,24 mil milhões de dólares (1,98 mil milhões de euros), menos 20% do que em igual período do ano anterior, revelou a companhia britânica em comunicado ao mercado esta terça-feira.

 

No conjunto do ano 2014 o resultado da BP, excluindo efeitos extraordinários, foi positivo em 12,14 mil milhões de dólares (10,72 mil milhões de euros), o que corresponde a uma queda de 9,6% em comparação com 2013.

 

O presidente executivo da BP, Bob Dudley, enfatizou no comunicado de resultados o impacto da queda do preço do petróleo. "Entrámos numa fase desafiante de baixos preços do petróleo para o curto e médio prazo. O nosso foco agora deve estar na adaptação da BP, mantendo a segurança das nossas operações", comentou o gestor.

 

No quarto trimestre do ano passado a BP contabilizou um custo de 3,6 mil milhões de dólares (ou 3,2 mil milhões de euros) relacionado essencialmente com imparidades no negócio de exploração e produção, reflectindo a queda do preço do petróleo e a revisão das suas reservas.

 

A BP anunciou ainda um dividendo trimestral de 10 cêntimos por acção, que deverá ser pago em Março. "O dividendo permanece como a nossa primeira prioridade no quadro financeiro", assegurou Bob Dudley.

 

Em 2015 a petrolífera tenciona reduzir o investimento em exploração e adiar alguns projectos, bem como não avançar em projectos no negócio "downstream" (que inclui a refinação). Assim, o investimento da BP este ano deverá rondar os 20 mil milhões de dólares (17,6 mil milhões de euros), abaixo do valor inicialmente previsto em torno dos 25 mil milhões de dólares (22,1 mil milhões de euros).

Ver comentários
Saber mais BP lucro petróleo
Mais lidas
Outras Notícias