Energia Lucros da EDP Renováveis quase quintuplicam em 2017

Lucros da EDP Renováveis quase quintuplicam em 2017

A empresa liderada por João Manso Neto reportou um aumento dos lucros de quase 400% em 2017.
Lucros da EDP Renováveis quase quintuplicam em 2017
Bruno Simão
Sara Antunes 27 de fevereiro de 2018 às 07:20
A EDP Renováveis terminou o ano passado com um resultado líquido de 276 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 390% face ao ano anterior, revelou esta terça-feira, 27 de Fevereiro, a empresa em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O CaixaBI estimava que a empresa liderada por João Manso Neto fechasse o ano com lucros de 225 milhões de euros.

Excluindo itens extraordinários, a empresa terminou o ano com um lucro de 226 milhões de euros.

A empresa reportou um aumento de 11% das receitas, para 1,8 mil milhões de euros, num período em que a produção de electricidade cresceu 13% para um total de 27,6 terawatts hora, tal como já tinha sido revelado em Janeiro pela empresa.

Já o EBITDA aumentou 17% para 1,37 mil mlhões de euros, "beneficiando da evolução positiva das receitas e do aumento dos proveitos operacionais (incremento anual de +77%), os quais incluem um ganho (29 milhões de euros) derivado da venda de uma participação e perda de controlo num projecto de offshore no Reino Unido."

A empresa revelou ainda qual a proposta do conselho de administração para os dividendos, tendo revelado um aumento para 6 cêntimos por acção, o que corresponde ao valor mais elevado de sempre.

"Bons resultados impulsionados por itens extraordinários", realça o BPI numa nota de análise aos resultados. Os analistas do BPI realçam que excluindo ganhos extraordinários "relacionados com o Brasil", a diferença de resultados face a previsão seria "relativamente pequena".

Já o CaixaBI realça que "a EDPR apresentou bons resultados com crescimentos interessantes e elevados".


(Notícia actualizada às 07:52 com mais informação)



Saber mais e Alertas
pub