Banca & Finanças Lucros do HSBC caem mais de 50%. No UBS sobem 40%

Lucros do HSBC caem mais de 50%. No UBS sobem 40%

O banco suíço UBS registou um aumento de 40% do seu lucro nos primeiros três meses do ano. Pelo contrário, o HSBC viu o resultado líquido recuar 56,8%.
Lucros do HSBC caem mais de 50%. No UBS sobem 40%
Reuters
Negócios 28 de abril de 2020 às 11:16

No primeiro trimestre do ano o lucro do banco suíço UBS subiu 40% para 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros). Porém, o banco deixou já alertas que a situação de crise global devido à pandemia pode afetar o desempenho dos resultados do próximo trimestre.

Os custos relacionados com créditos problemáticos aumentaram para 268 milhões de dólares (247 milhões de euros). Este número compara com os 20 milhões de euros registos em igual período do ano passado Do total do crédito malparado, 122 milhões foram na banca de investimento e 53 milhões na unidade de gestão de fortunas, detalhou o banco.

Apesar do aumento do malparado, o desempenho das operações no segmento da banca de investimento bem como na área de gestão de fortunas sustentaram os resultados do banco.

A instituição financeira aproveitou ainda para deixar o alerta que o desempenho no próximo trimestre pode não seguir a mesma tendência: "Os preços mais baixos dos ativos vão reduzir as nossas comissões, as taxas de juro mais baixas vão ser um obstáculo para a margem financeira e os níveis de atividade dos clientes devem diminuir, o que vai afetar as receitas", sustentou.

Pelo contrário, o banco HSBC, o maior da Europa, registou uma diminuição em 56,8% do resultado líquido no primeiro trimestre para 1,7 mil milhões de dólares (cerca de 1,6 mil milhões de euros).

O grupo justifica este resultado com a pandemia, que levou ao "aumento nas perdas de crédito esperadas" nos três primeiros meses do ano. Uma situação que o HSBC prevê que se mantenha ao longo de 2020.

O grupo alerta que os efeitos da covid-19 na economia provavelmente reduzirão os lucros dos seus negócios. Mas sublinha que tem planos para reduzir as despesas operacionais para compensar a queda na receita.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI