Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Altri sobem para 25 milhões até Março

A produtora de pasta de papel aumentou as receitas, no primeiro trimestre deste ano, em 5%, canalizando para os mercados externos 92% das vendas. O CaixaBI diz que os resultados foram "positivos".

A Altri propôs um novo dividendos de 25 cêntimos por acção, o que equivale a 6,72% do valor dos títulos. No final de 2015, a empresa também já havia premiado os accionistas com uma remuneração do mesmo valor.
Miguel Baltazar
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A Altri registou, no primeiro trimestre deste ano, um resultado líquido de 25,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 13,4% face aos 22,2 milhões registados no período homólogo de 2015.

 

Em comunicado, a empresa revela que até Março aumentou as suas vendas em 5% para 161,7 milhões de euros, colocando nos mercados externos 232 mil toneladas de pasta, o que representa cerca de 92% das 253,5 mil toneladas vendidas nestes primeiros três meses.

 

Os custos operacionais atingiram no mesmo período cerca de 109,6 milhões de euros, mais 1% do que no mesmo período do ano passado.

 

O EBITDA situou-se em 52 milhões de euros, traduzindo um aumento de 11,8% face a 2015. A margem EBITDA melhorou dois pontos percentuais para 32,2%, divulgou a Altri.

No comunicado, a produtora de pasta de papel adianta que no primeiro trimestre realizou investimentos totais de quatro milhões de euros, tendo ao mesmo tempo reduzido o seu endividamento líquido em 92,2 milhões de euros face ao final do primeiro trimestre de 2015 para 412,2 milhões de euros.

 

A Altri detém 3 fábricas de pasta de papel em Portugal com uma capacidade instalada que, em 2015, ascendeu a um milhão de toneladas/ano de pastas de eucalipto. 

Resultados "positivos"
 
As estimativas do CaixaBI apontavam para um aumento de 25% nos lucros, para 27,7 milhões de euros.

Numa nota publicada depois do anúncio dos resultados, o CaixaBI salienta que as receitas e o EBITDA ficaram 4% acima das expectativas, enquanto o desvio negativo de 10% nos lucros se ficou a dever ao valor dos impostos. A Altri pagou 8,9 milhões de euros e o CaixaBI antecipava 5,4 milhões de euros.

 

Os resultados foram "positivos", e "ligeiramente acima das estimativas ao nível operacional", refere o CaixaBI, salientando que "a Altri continua a gerar uma margem EBITDA muito sólida apesar dos preços da pasta mais baixos".

 

"As perspectivas de evolução do dólar face ao euro são agora menos optimistas comparadas com uns meses atrás, mas ainda assim acreditamos que Altri vai continuar o seu processo de desalavancagem com sucesso", acrescenta.  

(notícia actualizada com comentário do CaixaBI)

Ver comentários
Saber mais Altri resultados empresas pasta e papel
Outras Notícias