Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Anglo American caem 7% no primeiro semestre

Os lucros da Anglo American, a segunda maior companhia mineira a nível mundial, recuaram 7% nos primeiros seis meses deste ano, prejudicados pela descida da procura, anunciou a empresa britânica...

João Mata 07 de Setembro de 2001 às 11:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os lucros da Anglo American, a segunda maior companhia mineira a nível mundial, recuaram 7% nos primeiros seis meses deste ano, prejudicados pela descida da procura, anunciou a empresa britânica em comunicado.

A Anglo American registou resultados líquidos de 605 milhões de libras (987 milhões de euros ou 197,87 milhões de contos) no primeiro semestre de 2001, excluindo ganhos e perdas extraordinárias, contra os 652 milhões de libras (1,06 mil milhões de euros ou 212,51 milhões de contos) atingidos no período homólogo.

A descida dos resultados esteve relacionada com a descida das vendas, resultante da menor procura de minerais, devido ao abrandamento da economia mundial e à queda da actividade industrial, segundo a mesma fonte.

As perdas cambiais contribuíram também para a descida dos resultados. Cerca de metade dos activos da Anglo American estão situados na África do Sul, cuja moeda, o rand, já perdeu cerca de 17% do seu valor face ao dólar desde o início do ano.

A companhia anunciou que vai proceder à distribuição de um dividendo intercalar entre os seus accionistas, no valor de 0,11 libras (0,17 euros ou 34 escudos), o mesmo montante distribuído no final do primeiro semestre de 2000.

As acções da Anglo American seguiam a perder 4,74% para as 9,04 libras (14,67 euros ou 2.941 escudos), na Bolsa de Londres.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias