Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da EDP Renováveis sobem 45% com mais produção e preços mais elevados

Empresa liderada por Manso Neto obteve lucros de 90 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, período em que a produção de energia e os preços de venda subiram 10%.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 08 de Maio de 2013 às 07:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

A EDP Renováveis (EDPR) atingiu resultados líquidos de 90 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, um crescimento de 45% face ao período homólogo que se ficou a dever ao crescimento da produção e à subida de preços de venda da energia.

 

Nos primeiros três meses do ano a EDPR produziu 5,8 TWh de energia não poluente, o que representa um crescimento de 10%, que a empresa justifica com o aumento da capacidade instalada e do factor de utilização para 36%, que diz ser um dos mais elevados da Europa.

 

No mesmo período o preço médio de venda subiu 10% para 66,3 MWh, o que conjugado com a subida de produção resultou num aumento das receitas em 20% para 415 milhões de euros, anunciou a empresa em comunicado.

 

O EBITDA registou uma subida ligeiramente superior às receitas, ao subir 24% para 327 milhões de euros, o que traduz uma margem EBITDA de 79%. A EDPR assinala que os custos operacionais subiram 20% “devido principalmente à introdução em Espanha de um imposto de 7% sobre as vendas de electricidade”, sendo que os resultados operacionais (EBIT) subiram 40% para 209 milhões de euros.

 

Excluindo dois eventos não recorrentes, no primeiro trimestre o EBITDA e o EBIT aumentam 19% e 29%, respectivamente. Já os lucros ajustados cresceram 39% para 89 milhões de euros.

Os resultados financeiros agravaram-se 12% para um valor negativo de 65 milhões de euros, em resultado do aumento de 8% nos juros financeiros líquidos, de uma redução no custo da dívida para 5,% e a diferenças cambiais negativas de 3,2 milhões de euros.

 

A EDPR terminou o primeiro trimestre com uma dívida líquida de 3,5 mil milhões de euros, o que traduz um aumento de 201 milhões de euros face a Março de 2012.

Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis EDP
Mais lidas
Outras Notícias