Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Inditex crescem 68% nos primeiros seis meses do ano

Os resultados da maior retalhista de roupa do mundo cresceram mais do que esperado, suportados pelo crescimento das vendas, nos primeiros seis meses do ano.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 22 de Setembro de 2010 às 08:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O resultado líquido saldou-se em 628 milhões de euros nos seis meses do ano que terminaram em Julho. Um resultado que compara com um lucro homólogo de 375 milhões de euros, segundo o comunicado da cotada, citado pela Bloomberg e que fica acima dos 569 milhões de euros, antecipados pela média das estimativas dos analistas.

Os resultados foram suportados por maiores vendas, impulsionadas pelo consumo com a economia em recuperação e antes da introdução de um imposto sobre as vendas, em Julho. Cerca de um terço dos resultados da Inditex resultam do seu mercado doméstico.

Manter este ritmo de crescimento será “difícil”, segundo dizem os analistas, já que os lucros caíram cerca de 8% nos primeiros seis meses do ano passado, devido à redução do consumo na economia espanhola, que atravessa a pior recessão dos últimos 60 anos.

O lucro bruto em percentagem das vendas cresceu de 55,3% para 59,4%, com os clientes das lojas de roupa da Inditex, como a Zara e a Pull and Bear, a comprarem mais produtos fora da época de saldos. As vendas comparáveis cresceram 5% face ao período homólogo.

As acções da Inditex valorizam 34% este ano, enquanto a sua principal concorrente Hennes & Mauritz (H&M) apreciou 31%. O segundo maior fabricante de roupa do mundo, a Gap, desvaloriza 10% desde o início do ano.

Ver comentários
Outras Notícias