Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Nokia sobem 13% no primeiro trimestre (act)

Os lucros da Nokia, a maior fabricante de telefones móveis do mundo, subiram 13% no primeiro trimestre, superando as estimativas dos analistas, enquanto as vendas registaram um decréscimo de 3%.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 17 de Abril de 2003 às 13:42
  • Partilhar artigo
  • ...
Os lucros da Nokia, a maior fabricante de telefones móveis do mundo, subiram 13% no primeiro trimestre, superando as estimativas dos analistas, enquanto as vendas registaram um decréscimo de 3%, divulgou a empresa finlandesa em comunicado.

Os lucros da Nokia subiram para 977 milhões de euros, ou 20 cêntimos por acção. Os analistas, citados pelas agências internacionais, estimavam que os resultados líquidos atingissem os 929 milhões de euros.

A fabricante finlandesa justificou a subida dos lucros pelo facto de ter contabilizado um ganho de 226 milhões de euros relativos a um aumento da avaliação dos serviços prestados à MobilCom.

As vendas caíram 3% para os 6,77 mil milhões de euros, segundo a mesma fonte, acima dos 6,73 mil milhões de euros esperados pelos analistas.

No primeiro trimestre, a Nokia registou uma quota de mercado, ao nível de telemóveis, de 38%, após ter vendido 38 das 98 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.

A empresa aumentou a sua margem operacional para 21,8%, nos primeiros três meses do ano, menos 1,7% do registado no mesmo período do ano passado. No quarto trimestre, a margem operacional foi de 24,4%.

No segundo trimestre, a empresa estima aumentar a sua quota de mercado, neste segmento.

A Nokia havia anunciado que iria eliminar 1,8 mil postos de trabalho na divisão de redes, devido ao abrandamento da procura por parte das operadoras. A redução de postos de trabalho irá traduzir-se num gasto entre 350 e 400 milhões de euros, no segundo trimestre.

A fabricante revelou ainda que tem em caixa 10,5 mil milhões de euros.

As acções da Nokia seguiam a subir 4,72% para os 14,42 euros.

Ver comentários
Outras Notícias