Imobiliário Lucros da Sonae Sierra cresceram 47% em 2015

Lucros da Sonae Sierra cresceram 47% em 2015

A gestora de centros comerciais da Maia registou uma melhoria em quase todos os indicadores, devido, sobretudo, à recuperação dos mercados europeus e a consequente compressão das taxas de capitalização do imobiliário.
Lucros da Sonae Sierra cresceram 47% em 2015
Paulo Duarte/Negócios
Alexandra Noronha 09 de março de 2016 às 17:28

A Sonae Sierra registou resultados líquidos de 142 milhões de euros em 2015, um aumento de 47% face a 2014, segundo adiantou a gestora de centros comerciais em comunicado à CMVM.

Da mesma forma, o resultado directo atingiu os 61 milhões de euros, um crescimento de 16% "que resulta de uma combinação de factores: melhoria nos resultados operacionais, crescimento da prestação de serviços a terceiros e descida das taxas de juro", referiu a empresa.


O resultado indirecto atingiu os 81 milhões, uma subida de 85% face ao período homólogo. "Para esta melhoria contribuiu a recuperação dos mercados europeus e a consequente compressão das taxas de capitalização do imobiliário, principalmente em Portugal e em Espanha, e o impacto positivo da venda do Centro Comercial Zubiarte (Espanha) e da Torre Ocidente (Portugal)", explicou a empresa liderada por Guedes de Oliveira.


A Sierra beneficiou com o aumento em 2,5% das vendas dos lojistas do portefólio europeu, "destacando-se o crescimento de 3,5% em Portugal e de 5,3% em Itália", adiantou o mesmo comunicado. No Brasil, este indicador cresceu em 2,2%. "No total, o portefólio global gerido pela Sonae Sierra recebeu mais de 430 milhões de visitas em 2015", referiu a gestora.


No final do ano, o grupo tinha um valor (net asset value) de 1.180 milhões, representando um aumento de 6% face ao valor de 2014. A empresa refinanciou a dívida de quatro centros comerciais em 210 milhões de euros e o passivo atingiu os 2.299 milhões de euros.


ParkLake abre este ano, novo centro previsto para a Colômbia


No que diz respeito aos projectos em desenvolvimento, o comunicado da Sonae Sierra realça que o projecto da Roménia está em velocidade de cruzeiro. "O desenvolvimento do ParkLake, um investimento de 180 milhões em 70 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), prossegue a bom ritmo e conta já com 93% da área comercializada e/ou comprometida. O contrato de financiamento foi assinado no terceiro trimestre de 2015 e a inauguração do centro está prevista para Setembro de 2016", adiantou o mesmo documento.


Na Colômbia, onde a empresa comprou um terreno, "será construído um novo centro comercial com 45 mil metros quadrados de ABL, num investimento de 47 milhões com abertura prevista para 2017", detalhou a empresa.


Em Marrocos e Espanha, a Sonae Sierra irá inaugurar em 2017 dois investimentos, um de 100 milhões e outro de 115 milhões respectivamente. A empresa assinou 24 contratos na área de prestação de serviços de desenvolvimento e 13 de prestação de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais de terceiros.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI