Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros do Barclays no quarto trimestre caem para menos de metade

O banco britânico, que registou lucros de 247 milhões de libras no último trimestre de 2015, anunciou um corte do dividendo para 2016 e um plano de reestruturação que inclui a redução das suas operações em África.

Bloomberg
Rita Faria afaria@negocios.pt 01 de Março de 2016 às 09:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os lucros do Barclays caíram 56% no quarto trimestre do ano passado para 247 milhões de libras (cerca de 314 milhões de euros), um valor que compara com o resultado líquido de 519 milhões de libras registado no mesmo período do ano anterior.

Os resultados do banco britânico ficaram, assim, aquém das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam lucros de 519 milhões de libras.

No conjunto do ano, o resultado líquido do Barclays caiu 8% face a 2014 para 2,1 mil milhões de libras (2,67 mil milhões de euros).  

A par dos resultados, a instituição liderada por Jes Staley anunciou esta terça-feira, 1 de Março, um corte do dividendo de 6,5 para 3 pence, em 2016, e uma reestruturação do negócio, que inclui a redução das operações em África.

Segundo o comunicado do banco, citado pela Bloomberg, o objectivo é reduzir a participação de 62% no Barclays Africa Group durante os próximos dois ou três anos.

O plano de reestruturação implicará ainda simplificação da estrutura de negócio, que será organizada em duas divisões: o Barclays UK e o Barclays Corporate and International.

São, de acordo com o presidente do banco, "iniciativas para acelerar a nossa estratégia e simplificar o grupo".

As acções do banco britânico descem 6,28% para 161,25 pence depois de terem chegado a afundar um máximo de 8,02% para 158,25 pence. 

Ver comentários
Saber mais Barclays Jes Staley Barclays Africa Group Barclays UK economia negócios e finanças
Outras Notícias