Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros do BBVA Portugal descem para 7,6 milhões em 2003

O BBVA Portugal anunciou hoje que apurou um resultado líquido consolidado de 7,6 milhões de euros em 2003, uma queda de 25,7% face ao ano anterior, período durante o qual o banco espanhol em Portugal apurou uma mais valia extraordinária com a venda da pos

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 25 de Fevereiro de 2004 às 14:14
  • Partilhar artigo
  • ...

O BBVA Portugal anunciou hoje que apurou um resultado líquido consolidado de 7,6 milhões de euros em 2003, uma queda de 25,7% face ao ano anterior, período durante o qual o banco espanhol em Portugal apurou uma mais valia extraordinária com a venda da posição na bolsa portuguesa.

Excluindo o ganho de 8,6 milhões de euros conseguido em 2002 com a venda da posição na Euronext, o resultado líquido do ano passado teria crescido 375%, refere um comunicado do BBVA Portugal.

O ROE – rentabilidade dos activos - do BBVA Portugal cresceu para 4,4%, que compara «muito favoravelmente» com os 0,9% obtidos em 2002, «se neste ano excluirmos os resultados extraordinários provenientes da alienação da participação na Euronext».

A margem financeira evidenciou um decréscimo de 7,9%, para 57,3 milhões de euros, «não conseguindo o efeito volume contrabalançar o efeito de pressão descendente exercida por diferentes factores: reforço da selectividade de crédito, redireccionamento privilegiado para a concessão de crédito hipotecário, redução do diferencial entre as taxas médias activas e passivas», refere a mesma fonte.

As comissões líquidas, que se cifraram em 25,4 milhões de euros, registaram um crescimento de 1,2% e a evolução dos custos administrativos e amortizações registou um crescimento de 2%.

Com um crescimento do activo líquido de 5,9%, a progressão de 9,3% do crédito sobre clientes reflecte «o assinalável crescimento» de 34% do negócio hipotecário, permitindo um ganho de quota no crédito à habitação a particulares de 23 pontos básicos.

Na banca de empresas a quota de penetração neste segmento alcançou níveis de 9,2% e nos fundos de investimento o banco conseguiu aumentar os recursos em 19,1%.

Outras Notícias