Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros do UBS e HSBC em queda. BNP Paribas surpreende com subida de 9%

Três dos maiores bancos europeus revelaram esta terça-feira de manhã os resultados referentes ao primeiro trimestre do ano. Apenas o francês BNP Paribas viu os lucros aumentarem.

Bloomberg
Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 03 de Maio de 2016 às 09:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Esta terça-feira, antes da abertura dos mercados bolsistas, três dos maiores bancos europeus revelaram os resultados registados no primeiro trimestre do ano. O UBS e o HSBC viram os seus lucros cair, enquanto o BNP Paribas surpreendeu o mercado com uma subida de 9%.   

O banco francês beneficiou da redução das provisões para crédito mal-parado e viu os seus lucros aumentarem de 1,65 mil milhões para 1,81 mil milhões de euros. Os analistas contactados pela agência Bloomberg esperavam uma queda para 1,26 mil milhões de euros.    

O britânico HSBC também surpreendeu o mercado mas com uma queda dos lucros inferior à esperada. O resultado do banco caiu de 7,1 mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2015 para 6,1 mil milhões de dólares nos primeiros três meses deste ano. Os analistas aguardavam uma queda bem mais acentuada para 4,3 mil milhões de dólares. 

Por último, o UBS também "trocou as voltas" às contas dos analistas mas, neste caso, com uma redução dos lucros mais acentuada do que o previsto. Os analistas esperavam lucros de 735 milhões de francos suíços mas, na realidade, estes caíram para 707 milhões de francos suíços.

Escreve a agência Bloomberg que só na unidade de banca de investimento do banco suíço, os lucros recuaram 37% para 253 milhões de francos suíços. Em declarações à Bloomberg TV, o presidente executivo do banco Sergio Ermotti, 55 anos, afirmou que o primeiro trimestre do ano "marca a entrada num novo território". "Tivemos apenas uma constante: aversão ao risco desde 1 de Janeiro até ao final do trimestre", acrescentou. 
Ver comentários
Saber mais UBS HSBC BNP Paribas
Outras Notícias