A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros trimestrais da Gas Natural sobem 16% com vendas na América Latina

A Gas Natural, fornecedora de gás espanhola que está a tentar adquirir a maior eléctrica do país, anunciou que os lucros do último trimestre de 2005 subiram 16% com o aumento das vendas na América Latina e com os preços recorde da energia.

Paulo Moutinho 01 de Março de 2006 às 10:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Gas Natural, fornecedora de gás espanhola que está a tentar adquirir a maior eléctrica do país, anunciou que os lucros do último trimestre de 2005 subiram 16% com o aumento das vendas na América Latina e com os preços recorde da energia.

Os lucros da Gas Natural subiram para os 220 milhões de euros, dos 190 milhões de euros verificados no mesmo período do ano anterior, acima dos 210 milhões de euros estimados por cinco analistas consultados pela Bloomberg.

As vendas da companhia cresceram 50% para os 2,7 mil milhões de euros, no mesmo período, com o contributo do aumento de 37% para os 414 milhões de euros das vendas na América Latina.

A impulsionar os resultados da companhia de gás espanhola estiveram também os preços recorde da energia. Em média, os preços da energia grossista situaram-se nos 60,14 euros por «megawatt/hora», face aos 32,40 euros verificados no mesmo período do ano anterior.

Mercado espera aumento de 6 mil milhões da oferta sobre a Endesa

Investidores e analistas esperam agora que a Gas Natural aumente a proposta de aquisição da Endesa para o mesmo valor que a da E.ON, ou seja, mais 6 mil milhões de euros que o montante oferecido inicialmente. Segundo os analistas, a Gas Natural poderá aumentar a oferta para os 29,50 euros por cada acção da Endesa sem prejudicar os seus próprios lucros.

A Gas Natural está a concorrer à aquisição da maior eléctrica de Espanha, com o objectivo de criar uma «utility» antes de 2007.

A empresa liderada por Rafael Villaseca apresentou em Setembro do ano passado uma oferta de aquisição sobre a Endesa, oferta que foi superada na semana passada pela eléctrica alemã E.ON, que pretende criar a maior «utility» do Mundo.

A Gas Natural ofereceu 0.569 de novas acções e 7,34 euros em dinheiro por cada título da Endesa. Segundo os analistas, a empresa poderá agora aumentar a proposta em dinheiro para cerca de metade do valor total da oferta. O dinheiro para financiar o aumento do valor da OPA será gerado através da venda de mais activos do que os que a empresa já prometeu ao regulador.

As acções da Gas Natural seguiam a recuar 0,63% para os 25,39 euros.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias