Banca & Finanças Luxemburgo levanta suspensão de negociação de instrumentos financeiros do GES

Luxemburgo levanta suspensão de negociação de instrumentos financeiros do GES

A suspensão dos instrumentos foi decretada a 4 de Agosto pelo regulador de mercado do Luxemburgo (CSSF), após a CMVM ter suspendido negociação dos instrumentos financeiros do BES. No entanto, existem ainda cinco instrumentos proibidos de negociar no Grão-Ducado.
Luxemburgo levanta suspensão de negociação de instrumentos financeiros do GES
Bloomberg
André Cabrita-Mendes 18 de agosto de 2014 às 17:42

O regulador de mercado do Luxemburgo deu luz verde para que vários instrumentos financeiros de empresas do Grupo Espírito Santo (GES) voltem a ser negociados.

 

"A Comission de Commission de Surveillance du Secteur Financier (CSSF) decidiu levantar a suspensão da negociação dos instrumentos financeiros emitidos pelo Banco Espirito Santo S.A., BES Finance Ltd e Espirito Santo PLC nos mercados da Bolsa do Luxemburgo", anunciou o regulador esta segunda-feira, dia 18 de Agosto.

 

Esta suspensão tinha sido decretada a 4 de Agosto pela CSSF, um dia depois do Banco de Portugal ter anunciado que iria proceder ao resgate do Banco Espírito Santo (BES).

 

A decisão foi tomada pelas autoridades do Luxemburgo após o regulador português (CMVM) ter suspendido no dia 4 de Agosto a negociação de vários instrumentos financeiros do BES até ser prestada "informação relevante sobre os mesmos".

  

Apenas um dia depois, a 5 de Agosto, a CMVM procedeu ao levantamento da suspensão dos instrumentos financeiros "por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão".

 

As autoridades do Grão-Ducado mantiveram, contudo, a suspensão da negociação até hoje, dia em que o Novo Banco procedeu ao esclarecimento junto da CSSF sobre os instrumentos financeiros emitidos por estas entidades.

 

Mas apesar do levantamento anunciado, o regulador anunciou que cinco instrumentos financeiros vão continuar suspensos.

 
Instrumentos que continuam suspensos:

- PTBEMLOM0012 (Banco Espirito Santo S.A.)

 

- PTBEQJOM0012 (Banco Espirito Santo S.A.)

 

- PTBERYOM0012 (Banco Espirito Santo S.A.)

 

- XS0147275829 (BES Finance Ltd)

 

- XS0171467854 (BES Finance Ldt)

Já a CMVM anunciou na semana passada, 14 de Agosto, que iria prolongar a suspensão da negociação de várias acções e instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo. No mesmo comunicado, o regulador nacional anunciou que a suspensão só será levantada até à "divulgação de informação relevante e segura sobre o emitente".

 

Até ao momento, quatro empresas do Grupo Espírito Santo já pediram às autoridades do Luxemburgo para ficarem sob gestão controlada, de forma a ficarem protegidas dos seus credores.

 

A saber, a Espírito Santo International, a Rioforte, a Espírito Santo Finantial Group e a Esfil já estão sob protecção das autoridades do Grão-Ducado, por ser aqui onde estão localizadas as suas sedes.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI