Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Luz Saúde compra hospital privado de Guimarães e clínica em Gaia

A empresa detida pelos chineses da Fosun comunicou ao regulador que doravante irá explorar, através da Hospital da Luz – Guimarães, o hospital privado da cidade minhota e também o Clihotel.

Bruno Simão/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O Hospital Privado de Guimarães e o Clihotel de Gaia "passarão a ser explorados pela sociedade Hospital da Luz - Guimarães", que pertence ao grupo Luz Saúde, informou esta quarta-feira, 20 de Janeiro, a empresa liderada por Isabel Vaz (na foto), num documento publicado no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A empresa controlada pelos chineses da Fosun revelou que foi depois de ter sido aprovado o Plano de Insolvência da Casa de Saúde de Guimarães, no passado dia 5 de Janeiro, que a antiga Espírito Santo Saúde passou a ter o direito de gestão sobre o Hospital Privado de Guimarães e o Clihotel de Gaia.

Assim, é a partir da data de hoje que estas duas unidades de saúde do Norte do país passam para as mãos da empresa detida pela Fidelidade, controlada pelos chineses da Fosun, que fica assim com os dois principais activos da Casa de Saúde de Guimarães, que estava em situação de insolvência. Aprovado pelos credores, o plano foi "homologado por sentença que transitou em julgado" a 5 de Janeiro. No comunicado, a empresa liderada por Isabel Vaz acrescenta ainda que a gestão daquelas duas instituições será feita através do Hospital da Luz – Guimarães.

As negociações já duravam há mais de meio ano, tendo a antiga Espírito Santo Saúde informado o mercado, a 27 de Abril, que estava a tentar completar este investimento. A Autoridade da Concorrência foi notificada a 8 de Maio sobre esta operação de concentração. Em Junho, a Autoridade da Concorrência daria luz verde à compra do Hospital Privado de Guimarães.

 

O Hospital Privado de Guimarães era a maior entidade do grupo comandado por Teófilo Leite, que chegou a presidir à Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e líder de uma empresa de calçado de segurança que chegou a aliar-se ao FC Porto em 2013. O Hospital Privado de Guimarães foi um investimento realizado durante a crise internacional para começar a funcionar em 2009/2010.


Já a Clihotel, localizada em Vila Nova de Gaia, é uma unidade de cuidados continuados e residência sénior.

 

A enfrentar dificuldades, em Junho de 2014 a Casa Saúde de Guimarães ainda solicitou um Plano Especial de Revitalização (PER), que previa o pagamento da totalidade da dívida aos credores. Porém, o plano acabou por ser chumbado pela senhoria do grupo no final desse ano, sendo assim obrigado a avançar para a insolvência.

Ver comentários
Saber mais Luz Saúde CMVM Hospital Privado de Guimarães Clihotel
Mais lidas
Outras Notícias