Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maior banco italiano anuncia prejuízo recorde de 15 mil milhões de euros

UniCredit surpreendeu o mercado com prejuízos muito superiores ao antecipado, devido às provisões para fazer face ao crédito malparado. O banco vai eliminar empregos e vender activos, mas mantém a proposta de pagar dividendos.

A carregar o vídeo ...
Italy’s Biggest Bank Posts Record $21B 4Q Loss
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 11 de Março de 2014 às 14:16
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...

O Unicredit anunciou esta terça-feira que registo um resultado líquido negativo de 15 mil milhões de euros, os mais elevados de sempre que o maior banco italiano apresentou até hoje.

 

Os números surpreenderam os analistas, que contavam com prejuízos de 372 milhões de euros e comparam com os resultados líquidos negativos de 553 milhões de euros do mesmo período do ano passado.

 

O banco italiano foi penalizado pelo forte aumento do crédito malparado, tendo optado por reforçar as provisões neste segmento para 9,3 mil milhões de euros, contra 1,6 mil milhões de euros no mesmo período do ano anterior. A penalizar as contas do UniCredit estiveram ainda as amortizações para de “goodwill”.

 

Federico Ghizzoni, CEO do UniCredit, está a implementar um plano de corte de postos de trabalho e de venda de activos para reforçar o balanço do banco, que conta fechar este ano com lucros de 2 mil milhões de euros.

 

Apesar dos prejuízos recorde, o UniCredit mantém a proposta de pagar dividendos aos accionistas. A remuneração proposta é de 10 cêntimos, a pagar em dinheiro, mas os accionistas podem exigir o pagamento em dinheiro. No ano passado o banco pagou 9 cêntimos por acção.

 

Os resultados foram divulgados durante a negociação bolsista, sendo que os títulos do UniCredit inverteram a tendência e seguem com uma queda de 1,8% na praça de Milão.

    

Ver comentários
Saber mais Federico Ghizzoni UniCredit banca prejuízos
Outras Notícias