Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maior parque eólico em Portugal é inaugurado hoje

O Parque Eólico de Fafe vai ser hoje inaugurado numa sessão presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António Castro Guerra. O parque, que será o maior do país, foi construído pela espanhola Gamesa e representa um investimento d

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 21 de Setembro de 2005 às 12:07
  • Partilhar artigo
  • ...

O Parque Eólico de Fafe vai ser hoje inaugurado numa sessão presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António Castro Guerra. O parque, que será o maior do país, foi construído pela espanhola Gamesa e representa um investimento de 90 milhões de euros.

Segundo um comunicado do Ministério da Economia, o Parque Eólico de Fafe tem uma potência de 80 MW, sendo o maior parque do país instalado até ao momento, representando 10 % da potência total instalada em energia eólica.

O investimento ascende a 90 milhões de euros e produção anual de energia estimada é de 180 GWh, o que representa o dobro do consumo em baixa tensão do concelho de Fafe, sendo 40% superior ao consumo total.

A empresa responsável pela construção do projecto é a espanhola Gamesa, uma das maiores companhias do mundo na produção de aerogeradores.

O Governo iniciou recentemente o concurso para a atribuição de mais potência eólica em Portugal. No total, serão atribuídos pelo Governo português 1.700 megawatts (MW), 1.500 dos quais em duas etapas e exclusivamente dedicados aos «clusters». Independentemente do número de propostas que surjam, serão atribuídas licenças para apenas dois «clusters» em tranches de 1.000 MW e 500 MW, respectivamente.

Ver comentários
Outras Notícias