Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de 1,4 milhões de portugueses com banda larga

No final do terceiro trimestre deste ano, existiam cerca de 1,587 milhões de clientes do serviço de acesso à Internet em Portugal, revelou hoje a Anacom, o que representa um crescimento de 2,2% face ao trimestre anterior e de mais 11,1% face ao período ho

Filipe Paiva Cardoso filipecardoso@mediafin.pt 14 de Novembro de 2006 às 11:37

No final do terceiro trimestre deste ano, existiam cerca de 1,587 milhões de clientes do serviço de acesso à Internet em Portugal, revelou hoje a Anacom, o que representa um crescimento de 2,2% face ao trimestre anterior e de mais 11,1% face ao período homólogo. Deste total, refere o regulador das comunicações, "os clientes de banda larga ascendiam a 1,404 milhões, 88,4% do total".

Entre Julho e Setembro aderiram à banda larga 59 mil clientes, mais 4,4% face ao trimestre anterior e um crescimento de 24,1% face ao trimestre homólogo, tendo sido contabilizados no final de Setembro cerca de 876 mil clientes nos serviços de ADSL e 524 mil com modem cabo.

Estes números significam um crescimento de 6,1% no número de clientes de ADSL face ao segundo trimestre deste ano e um aumento de 1,4% nos clientes dos serviços de banda larga por modem cabo.

Em Setembro, a taxa de penetração da banda larga, em termos de total de clientes sobre a população total, situava-se nos 13,3%, mais 0,6 pontos percentuais do registado no trimestre anterior e 2,6 pontos percentuais acima da registada no período homólogo. Com os acessos móveis, a penetração da banda larga em Portugal rondará 14,9%.

PT perde 7% de quota

Segundo os dados avançados pela Anacom, no período em análise, a quota de clientes de banda larga do Grupo PT sofreu uma quebra de 1,4% face ao trimestre anterior, para 71,5%. Em termos homólogos, a quota da PT registou uma redução de 7%.

A expansão das quotas dos novos prestadores de banda larga é sobretudo suportada em lacetes locais desagregados, reflexo da melhoria das condições da oferta do Lacete Local operada pela ANACOM. No trimestre em análise, três em cada cinco novos clientes de banda larga aderiram aos serviços dos prestadores alternativos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio