Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de um milhão de contribuintes entregou IRS pela Internet

O número de declarações Modelo 3 do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) de 2005 entregues através da Internet ascendeu a 1,061 milhões, acima dos 700 mil verificados no ano passado, anunciou o Ministério das Finanças.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 28 de Abril de 2006 às 10:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O número de declarações Modelo 3 do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) de 2005 entregues através da Internet ascendeu a 1,061 milhões, acima dos 700 mil verificados no ano passado, anunciou o Ministério das Finanças.

Segundo um comunicado do Ministério, as 700.645 declarações entregues pela net em 2005 representavam 25,7% do total, quando este ano o peso subiu para 36,2%.

«Esta evolução é significativa, sobretudo porque se refere a uma fase em que, contrariamente à segunda, não há qualquer obrigatoriedade de entrega através da Internet», refere o ministério.

A entrega de declarações em papel desceu 7,9% para 1,869 milhões este ano, sendo que no total foram entregues 2,931 milhões de declarações (papel e via internet), mais 7,4% do que no ano passado.

O Ministério das Finanças aponta uma série de razões para esta subida das declarações pela Internet, destacando:

1. O sistema de alertas que foi implementado e permite ao contribuinte confirmar a existência de erros no preenchimento da declaração e corrigi-los atempadamente, evitando que a mesma seja seleccionada para análise e que ocorra uma eventual suspensão da liquidação do IRS e o atraso na emissão do reembolso, se for caso disso.

2. A melhoria das instruções de preenchimento da declaração Modelo 3 constantes do site das declarações electrónicas , tendo já sido implementado um novo sistema de ajudas que permite ao contribuinte conhecer, de forma mais fácil, os anexos e os campos da declaração que devem ser preenchidos.

3. Pela primeira vez, os contribuintes serão imediatamente informados, através de e-mail, dos diversos estádios da declaração de rendimentos – validação central, liquidação, emissão do reembolso ou da nota de cobrança –, evitando ter de contactar a administração fiscal para obter este tipo de esclarecimentos.

4. A prestação de apoio à entrega da declaração fiscal Modelo 3 noutros locais que não apenas os serviços de Finanças, bem como a atribuição de senhas de acesso à Internet aos contribuintes que se considera terem maior apetência para aderirem à entrega das suas declarações de rendimentos por via electrónica.

De acordo com a mesma fonte, para esta subida, «foi particularmente importante a colaboração das empresas e demais entidades que, correspondendo ao apelo feito pela Administração Fiscal, disponibilizaram os equipamentos informáticos de que dispõem aos respectivos trabalhadores, facilitando-lhes a entrega da respectiva declaração através da Internet».

Outras Notícias