Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mapa: Preços das casas aumentaram em quase 200 concelhos. E no seu?

Veja o mapa com o preço de venda das casas em todos os concelhos portugueses no terceiro trimestre de 2019 e como estes tem variado nos últimos trimestres.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 01 de Fevereiro de 2020 às 10:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Clique aqui para aceder ao mapa com os preços de venda das casas em todos os concelhos portugueses no terceiro trimestre de 2019 e como estes tem variado nos últimos trimestres.

Entre o segundo e o terceiro trimestre do ano passado os preços de venda das casas aumentaram 2,2%, em Portugal, com o valor mediano do metro quadrado a fixar-se nos 1.054 euros.

Segundo os dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a tendência continua a ser de aumento do valor das habitações em Portugal, como se pode constatar no mapa em cima, onde constam os dados (e a evolução dos últimos trimestres) de todos os concelhos do país.

 

Entre trimestres os preços aumentaram em 190 concelhos (quase dois terços do total) e desceram em 100, tendo ficado estagnados nos restantes.

 

Em 33 concelhos os aumentos foram de dois dígitos entre trimestres, com destaque para Moimenta da Beira e Mação. Nestes municípios os preços aumentaram mais de 40%, mas o valor por metro quadrado é dos mais baixos do país (abaixo de 400 euros).

 

No polo oposto estão os concelhos de Murça e Crato, onde os preços desceram mais de 30%. O concelho alentejano tem também o estatuto de município com o preço por metro quadrado mais baixo do país: 185 euros.

 

Preços em Lisboa três vezes acima da média

 

O preço mediano das vendas de casas em Lisboa fixou-se em 3.205 euros por metro quadrado no terceiro trimestre do ano passado, o que corresponde a uma subida de 1,6% em relação ao segundo trimestre e a um valor três vezes superior à mediana nacional.

 

No Porto, o aumento dos preços mantém-se mais acelerado do que em Lisboa, ainda que também já se verifiquem sinais de abrandamento. O valor mediano fixou-se em 1.802 euros por metro quadrado no município do Porto, uma subida homóloga de 18% e um aumento de 2,3% em cadeia.

 

No mapa interativo acima pode consultar os valores de todos os concelhos do país no terceiro trimestre de 2019, bem como nos períodos antecedentes.

Ver comentários
Saber mais casas imobiliário
Mais lidas
Outras Notícias