Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Marques da Silva aceita lista de Cadilhe para a liderança do BCP

Germano Marques da Silva, presidente da mesa da assembleia geral do Banco Comercial Português, aceitou incluir na assembleia geral de accionistas de 15 de Janeiro a lista apresentada por Miguel Cadilhe, para a eleição do Conselho de Administração Executiv

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 31 de Dezembro de 2007 às 10:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Germano Marques da Silva, presidente da mesa da assembleia geral do Banco Comercial Português, aceitou incluir na assembleia geral de accionistas de 15 de Janeiro a lista apresentada por Miguel Cadilhe, para a eleição do Conselho de Administração Executivo do maior banco privado português.

Num comunicado enviado para a CMVM, Marques da Silva confirma que "no dia 30 de Dezembro de 2007, às 19:50, foi recebida na sede do Banco, Praça D. João I no Porto, uma proposta de Lista para eleição do Conselho de Administração Executivo apresentada pelo Accionista Senhor Dr. Miguel José Ribeiro Cadilhe".

Marques da Silva adianta que a lista, "depois de analisada, foi aceite para ser submetida à Assembleia Geral no âmbito do Ponto Dois", que visa deliberar sobre a eleição do Conselho de Administração Executivo para o triénio 2008/2010.

A lista de Cadilhe foi apresentada ontem, depois do ex-ministro das Finnaças ter pedido para adiar o prazo de entrega de candidaturas, que terminava na última sexta-feira.

Joe Berardo disse já à agência Lusa que a lista de Santos Ferreira para a liderança do BCP vai analisar hoje com advogados o alargamento do prazo para apresentação de candidaturas aos órgãos sociais do banco a pedido do ex-ministro das Finanças Miguel Cadilhe.

Esta nova lista propõe para presidente do Conselho de Administração executivo o próprio Miguel Cadilhe, e mais seis membros como vogais: Alexandres Bastos Gomes, Bagão Félix, Carvalho das Neves, Carlos Alcobia, Rui Horta e Costa e Meira Fernandes.

Miguel Cadilhe foi ministro das Finanças do Governo de Aníbal Cavaco Silva e é membro do PSD. Alexandres Bastos Gomes é actual administrador do BCP. Bagão Félix foi ministro do Trabalho e da Segurança Social, e depois ministro das Finanças, do Governo de coligação PSD-PP; antes de ser ministro, Bagão era administrador da área seguradora do BCP. Carvalho das Neves é docente universitário e ex-gestor judicial da Torralta. Carlos Alcobia trabalhou com Miguel Cadilhe no Governo (quando Cadilhe era ministro do Planeamento) e trabalhou no BNU. Rui Horta e Costa é ex-administrador financeiro (CFO) da EDP e chegou a estar na lista de Filipe Pinhal à liderança do BCP, lista esta que entretanto "caiu". Meira Fernandes trabalhou no Banco de Fomento, ao lado de Miguel Cadilhe.

Outras Notícias