Empresas Martifer ganha mais 118 milhões para construir navios de Mário Ferreira para a Antártida

Martifer ganha mais 118 milhões para construir navios de Mário Ferreira para a Antártida

A empresa portuguesa comunicou à CMVM que ganhou um contrato no valor de 118 milhões de euros para a construção de dois navios de expedição polar.
Martifer ganha mais 118 milhões para construir navios de Mário Ferreira para a Antártida
Carlos Martins, chairman da Martifer.
Rui Neves 09 de novembro de 2018 às 18:11

A West Sea, do grupo Martifer, que está a finalizar os trabalhos de construção do primeiro navio oceânico do empresário Mário Ferreira, nos estaleiros navais de Viana do Castelo, ganhou a adjudicação de mais duas embarcações semelhantes, no valor total estimado de 118 milhões de euros, revelou a empresa dos irmãos Martins em comunicado enviado esta sexta -feira, 9 de Novembro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


"Os navios de expedição polar Classe ‘ice’ da classe Explorer serão construídos com base no Código Polar (classe de gelo) e equipados com um sistema de propulsão híbrida, tendo capacidade para acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, com os mais elevados padrões de conforto", lê-se no mesmo comunicado.

A assinatura do contrato de construção dos dois novos navios entre a West Sea e a Mystic Invest, "holding" de Mário Ferreira, está marcada para a próxima terça-feira, 13 de Novembro, nos estaleiros de Viana, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

 

O primeiro navio oceânico da Mystic Invest, em construção nos estaleiros da West Sea, estava inicialmente orçado em cerca de 70 milhões de euros, tendo sido financiado através de dois empréstimos obrigacionistas, no valor global de 50 milhões de euros, e o restante por instituições bancárias.

 

Com 126 metros de comprimento e 19 de largura, o World Explorer, assim se chama o navio, estará equipado com tecnologia Rolls-Royce e uma capacidade para cerca de 200 pessoas e 111 tripulantes.

 

O World Explorer vai oferecer itinerários de cruzeiros de expedição na Antártida entre Novembro a Março, "época que está totalmente vendida ao operador Quark" - garantiu Mário Ferreira -, com partida em Ushuaia, cidade situada na ponta sul da Argentina.

 

"Em Abril, voltará à Europa, onde fará cruzeiros entre o Porto e o Rio de Janeiro", passando por destinos como Salvador, Recife ou Funchal. "Já está tudo a ser vendido pelo operador Nicko Cruises", a companhia alemã comprada por Mário Ferreira e que o tornou um dos tubarões mundiais dos cruzeiros fluviais. A Nicko opera duas dúzias de navios em 15 rios em três continentes.



(Notícia actualizada às 18:48)



pub