Empresas Medo de voar? Saiba quais são as 20 companhias mais seguras do mundo

Medo de voar? Saiba quais são as 20 companhias mais seguras do mundo

A Qantas lidera pela terceira vez a lista que integra as europeias Lufthansa ou KLM. Veja também o ranking das dez low cost que melhor cumprem os requisitos de segurança.
Bloomberg
Ana Serafim 05 de janeiro de 2016 às 17:05

A australiana Qantas lidera pelo terceiro ano consecutivo a lista das companhias aéreas mais seguras do mundo elaborada pelo portal AirlineRatings.com.

Desde que opera aviões a jacto, a Qantas – com 95 anos de história, é também a companhia que voa há mais tempo sem interromper a sua actividade – nunca teve um acidente mortal, justifica o AirlineRatings.com.


Anualmente, a publicação online divulga o ranking das 20 empresas de transporte aéreo com melhores resultados ao nível da segurança. E a edição deste ano inclui ainda, por ordem alfabética: Air New Zealand, Alaska Airlines, All Nippon Airlines, American Airlines, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Hawaiian Airlines, Japan Airlines, KLM, Lufthansa, Scandinavian Airline System, Singapore Airlines, Swiss, United Airlines, Virgin Atlantic e Virgin Australia.


Além disso, publica também a lista das dez low cost mais seguras que, desta vez são, alfabeticamente: Aer Lingus, Flybe, HK Express, Jetblue, Jetstar Australia, Thomas Cook, TUI Fly, Virgin America, Volaris e Westjet.


Para elaborar os seus rankings, o portal analisa auditorias e relatórios de entidades mundiais e nacionais de aviação como a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla anglo-saxónica), a ‘lista negra’ da União Europeia, mas também os registos de acidentes – e número de vítimas -, o desempenho operacional de cada companhia ou as suas práticas quanto ao cumprimento de critérios de segurança definidos internacionalmente.


Em função disso, atribui (ou retira) estrelas. E as companhias melhor colocadas são as que têm mais estrelas, num máximo de sete. Por exemplo, se uma transportadora só voar com aviões de fabrico russo, é-lhe subtraída uma estrela. Se não tiver sofrido incidentes com vítimas mortais nos últimos dez anos, recebe uma estrela.

Das 407 companhias analisadas, 148 tiveram sete estrelas. Mas cerca de 50 tiveram apenas três ou menos. Houve 10 com apenas uma e são da Indonésia, Vietname e Suriname.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI