Empresas Número de insolvências diminui e constituições de empresas aumentam

Número de insolvências diminui e constituições de empresas aumentam

Foram criadas mais 5,6% empresas portuguesas em Agosto de 2013 do que no mesmo mês do ano passado, segundo o relatório da Informa D&B. As insolvências caíram 14,1%.
Número de insolvências diminui e constituições de empresas aumentam
Paulo Duarte/Negócios
Diogo Cavaleiro 25 de setembro de 2013 às 17:23

O número de empresas colocadas em tribunal aumentou. Foram constituídas mais companhias. As insolvências desceram. Estas são algumas das conclusões do barómetro empresarial da Informa D&B com base nos dados de Agosto deste ano.

 

No referido mês de 2013, iniciaram-se 275 processos de insolvência, o que corresponde a um decréscimo de 14,1% face ao mesmo mês do ano anterior.

 

Quando se analisa os oito primeiros meses do ano, a tendência é a mesma: menos 6,1% de processos de insolvência. Iniciaram-se 3.804 processos contra os 4.050 no acumulado do ano passado, indicam os dados da Informa com base em informação disponibilizada no Portal Citius e no Ministério da Justiça.

 

Desde Fevereiro que a tendência geral tem sido de redução dos processos de empresas em insolvência, o que contrasta com o de anos anteriores, onde as variações mensais eram positivas. As insolvências crescem, sem inversão, desde 2008, ano em que a crise financeira ganhou uma dimensão global.

 

Nos primeiros oito meses do ano, a construção e as indústrias transformadoras foram os sectores em que a queda de empresas em insolvência foi mais significativa (16,3% e 20,9%, respectivamente).

 

As empresas que fecham por motivos naturais também têm diminuído, tendo recuado 18,3% em Agosto, acompanhando a tendência acumulada de quebra de 15,7%.

 

Mais novas empresas

 

Agosto foi um mês que manteve a tendência de crescimento do número de novas empresas. Contudo, apesar da variação positiva, o número tem perdido gás e só se encontra um valor tão reduzido de constituições em Agosto de 2012.

 

Foram constituídas 2.060 empresas em Agosto, num total de 24.751 desde o início do ano. Uma subida mensal de 5,6% e acumulada de 16,4%.

 

Quando apresentou os dados referentes aos primeiros seis anos, a consultora admitia que, a manter-se a tendência já verificada nesse período, 2013 poderia vir a ser o melhor ano no que diz respeito às constituições desde 2009.

 

O que também tem crescido, segundo o relatório da Informa D&B publicado esta quarta-feira, é o número de empresas com processos em tribunal. O aumento foi para mais do dobro: de 3.329 em Agosto do ano passado para 7.456 em Agosto deste ano. Agosto de 2012 também tinha sido um mês com um número anormalmente baixo, o que dificulta a comparação.

 

Em termos homólogos, a variação das empresas com acções judiciais em curso é positiva mas menos expressiva, na ordem dos 5,5%.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI