Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado ibérico do gás ganha novo fôlego (act.)

Portugal e Espanha vão começar agora a trabalhar para a criação do mercado ibérico do gás, anunciou o ministro da economia espanhol.

Tânia Ferreira tf@negocios.pt 08 de Março de 2007 às 16:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Portugal e Espanha vão começar agora a trabalhar para a criação do mercado ibérico do gás, anunciou o ministro da economia espanhol.

"As muito boas relações nos últimos meses entre os dois países para o relançamento do MIBEL dão-nos confiança para a próxima fase de negociações e vamos criar já grupos de trabalho para o sector do gás", avançou Joan Clos durante uma apresentação na conferência da Política de Energia Europeia em Portugal e Espanha, que decorreu no ISEG, em Lisboa.

O ministro da Economia português e o da indústria espanhol realizaram uma conferência em que explicaram os detalhes dos acordos firmados entre Portugal e Espanha tanto para o Mibel como para a partilha das reservas petróleo.

 

"Vamos agora colocar em marcha todas as medidas operacionais que hoje acordámos. Algumas vão demorar semanas a estar implementadas, outras meses, devendo estar tudo pronto dentro de no máximo até um ano e meio", disse Joan Clos.

Os passos seguintes vão ser dados no âmbito da criação do mercado ibérico de gás (Mibgás), considerado um sector prioritário pelos dois países dados os elevados níveis de consumo e consequente dependência externa.

O ministro da Economia português acredita que as medidas concretas do Mibgás vão ser definidas no final deste ano, no âmbito da próxima cimeira ibérica. "Os grupos de trabalho conjuntos deverão estar em condições de apresentar propostas concretas nessa altura", afirmou Manuel Pinho, salientando que "é desejável que sejam rapidamente assumidos compromissos políticos para o gás como foram para a electricidade".

Outras Notícias