Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercapital compra Saprogal à Carlyle por 155 milhões de euros

A sociedade de capital de risco espanhola Mercapital – que integrou o consórcio que adquiriu recentemente a divisão ibérica do Holmes Place – comprou à congénere norte-americana Carlyle Group a totalidade do capital do grupo Saprogal.

Isabel Aveiro ia@negocios.pt 08 de Setembro de 2005 às 08:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A sociedade de capital de risco espanhola Mercapital – que integrou o consórcio que adquiriu recentemente a divisão ibérica do Holmes Place – comprou à congénere norte-americana Carlyle Group a totalidade do capital do grupo Saprogal.

A alienação, anunciada esta semana, terá sido realizada por 155 milhões de euros, de acordo com o "Financial Times". Tal representa uma mais-valia de 25 milhões de euros face ao preço a que a Carlyle adquiriu, em Maio do ano passado, o produtor ibérico de rações animais, à norte-americana ConAgra.

No entanto, desde aquela data, o grupo Saprogral, com sede bipartida na Corunha e no Cartaxo, adquiriu os activos da Nutasa na área de rações animais (CUF, Vetesa e Safal), em Fevereiro, e, três meses depois, comprou o negócio de alimentação de animais domésticos à mesma "holding" (distribuição de Crocani, Crocat, King Dog, King Cat, Catvip).

Ainda sem consolidar estas duas recentes aquisições, o grupo Saprogal registou, no último exercício, um lucro de quatro milhões de euros. O volume de negócios foi de cerca de 240 milhões de euros, a que se somaram vendas de 33,35 milhões de euros aquando da compra das rações da Nutasa.

O grupo, nascido em 1965 da fusão entre a espanhola Galpisa e activos da norte-americana ConAgra Foods, abriu em 1971 a sua primeira unidade em Portugal – onde factura 90 milhões de euros. Hoje este grupo opera nove fábricas em Espanha e outras duas em Portugal, onde emprega 500 trabalhadores, e detém 1.500 pontos de venda em toda a Península Ibérica.

No anúncio da operação o grupo Carlyle avança que a transacção estará concluída no último trimestre de 2005 e que a actual direcção do grupo, liderada por José Rocha Martins, em Portugal, manter-se-á à frente da "holding" ibérica.

Citado em comunicado, Pedro de Esteban, director-geral da Carlyle em Espanha, defendeu que o "interesse da Mercapital na Saprogal confirma o potencial de crescimento que tem a companhia", que "superou" os objectivos estabelecidos pelo grupo vendedor. Segundo a mesma fonte, o ING liderou o financiamento bancário da operação, tendo a Saprogal e a Carlyle sido assessorada pela KPMG, Arcanos Asesores e Cuatrecasa Abogados.

Outras Notícias