Desporto Messi responde hoje em tribunal a acusações de fuga ao fisco

Messi responde hoje em tribunal a acusações de fuga ao fisco

A instância judicial de Barcelona diz que o argentino não pode alegar desconhecimento para sair impune deste caso. Em causa estão acusações de fuga a impostos superior a quatro milhões de euros.
Messi responde hoje em tribunal a acusações de fuga ao fisco
Negócios 02 de junho de 2016 às 11:17

Lionel Messi vai ser ouvido em tribunal esta quinta-feira, 2 de Junho, sobre as suspeitas de ter fugido aos impostos em Espanha, lesando o Estado acima dos quatro milhões de euros entre 2007 e 2009.

As autoridades espanholas alegam que o internacional argentino, a jogar no Barcelona, recorreu a paraísos fiscais no Belize e no Uruguai para esconder lucros com direitos de imagem. Aqui incluem-se contratos com o banco Sabadell e com marcas como Danone, Adidas ou Pepsi.


O fisco espanhol quer que Messi seja punido com multas pesadas e até mesmo com prisão. O jogador e o pai, também envolvido no caso por ser gestor do património do jogador, desmentem as acusações.


O julgamento arrancou na passada terça-feira e deverá ficar concluído esta quinta-feira. A decisão é esperada na próxima semana, recorda a BBC.


Os advogados do atleta defendem que Messi "nunca perdeu um minuto do seu tempo a ler, estudar ou analisar" os respectivos contratos. Todavia, o tribunal em Barcelona considera que esse argumento não dá imunidade ao jogador.


Em Agosto de 2013, Messi e o pai fizeram um pagamento voluntário de cinco milhões de euros, numa tentativa de cobrir o valor de impostos em causa neste caso.


Devido ao julgamento, Messi perdeu parte da preparação da selecção argentina para a Copa America. O primeiro jogo da sua selecção está marcado para o dia 6 de Junho.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI