Transportes Metro e STCP com nova administração

Metro e STCP com nova administração

Jorge Delgado foi eleito esta segunda-feira presidente da Metro do Porto, acumulando com a liderança da STCP. Para a empresa de transporte rodoviário, o Governo nomeou ainda Pedro Morais e Sofia Salgado.
Metro e STCP com nova administração
Paulo Duarte/Negócios
Negócios 25 de janeiro de 2016 às 13:19

O novo conselho de administração da Metro do Porto, liderado por Jorge Moreno Delgado, foi eleito esta segunda-feira em assembleia-geral, para o mandato relativo ao triénio 2016-2018, anunciou a empresa.

Jorge Moreno Delgado passa a ser o presidente executivo da empresa, da qual já tinha sido administrador durante o mandato de Ricardo Fonseca.


Integram ainda o novo conselho de administração Pedro Azeredo Lopes, que foi administrador da Efacec, e Tiago Braga, que deixa a administração da Águas de Gaia, que foram indicados pelo Governo.


Já os três administradores não executivos indicados pelas autarquias vão continuar a ser Gonçalo Gonçalves, Marco Martins e António Silva Tiago.

Jorge Delgado vai acumular a liderança da Metro do Porto com a da STCP e terá desde já entre as principais funções a de concretizar a reversão das subconcessões das empresas de transportes do Porto, assim como, em acordo com os seis municípios onde a STCP opera, definir um novo modelo de gestão que envolva as autarquias.

Na assembleia-geral desta segunda-feira foram também eleitos os novos membros da Mesa da Assembleia Geral. Valentim Loureiro, até agora presidente deste órgão, é substituído por Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos. Alberto Castro mantém-se como vice-presidente e Miguel Osório de Castro substituiu Luís Bianchi de Aguiar como secretário.

Esta segunda-feira o Estado nomeou também o novo conselho de administração da STCP. Além de Jorge Delgado, Pedro Azeredo Lopes e Tiago Braga, integram a nova administração Pedro Morais, economista, especialista em bilhética e até agora quadro da TIP, empresa que gere o Andante, e Sofia Salgado, da Universidade Católica do Porto e especialista em gestão de operações.

 

O nome de Sofia Salgado não obteve ainda parecer da Cresap, por ter havido atrasos do Governo na entrega do processo.

(Notícia actualizada às 14:23 com o novo conselho de administração da STCP)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI