Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Satya Nadella é o novo CEO da Microsoft (act)

Satya Nadella foi o nome escolhido para suceder a Steve Ballmer como CEO da Microsoft, no mesmo dia em que se ficou a saber que o fundador da empresa, Bill Gates, deixará de ser o chairman para trabalhar em "part-time" na área de desenvolvimento de produto.

Bloomberg
Negócios 04 de Fevereiro de 2014 às 14:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Ao fim de aproximadamente cinco meses de especulação e indefinição em torno do sucessor de Steve Ballmer como presidente-executivo da Microsoft, foi, finalmente, conhecido o nome do novo líder da companhia fundada por Bill Gates. Satya Nadella (na foto), nascido na Índia e membro da Microsoft desde 1992, é o novo homem ao leme da multinacional, função que irá desempenhar com efeitos imediatos.

 

De acordo com a agência "Bloomberg", Bill Gates deixará a função de "chairman", onde será substituído por John Thompson que liderou o processo da procura do sucessor de Balmer, para se dedicar em "full-time" à fundação filantrópica que detém em conjunto com a sua mulher, e em "part-time" ao desenvolvimento de produto da Microsoft. Tanto Bill Gates como o cessante Steve Balmer irão integrar o conselho de administração da Microsoft enquanto directores da mesma.

 

Os desafios de Satya Nadella

 

Nadella está incumbido de prosseguir e finalizar as mudanças estratégicas implementadas por Balmer ao longo de 2013, que passam, essencialmente, por transformar a Microsoft numa empresa fornecedora de serviços e hardware e pela integração das unidades de equipamentos telefónicos da Nokia.

 

A Microsoft debate-se com uma grande perda de receitas e quota de mercado. A Bloomberg refere que o crescimento das receitas da multinacioanl norte-americana, nos últimos dez anos, foi de 9,4% face a um crescimento de 24% na década anterior.

 

Um estudo da Goldman Sachs acrescenta que a Microsoft detinha, no ano 2000, 93% do mercado de computadores pessoais, número que encolheu, até 2012, para somente 19%. A crescente relevância dos tablets e smartphones tem determinado uma contínua perda de competitividade e posição de mercado à Microsoft.

 

Apesar de o futuro desta companhia depender, em grande medida, daquilo que venha a ser decidido ao nível do conselho de administração, onde Gates e Ballmer continuarão a deixar a sua marca, Gates já declarou que "ao longo deste período de transformação não poderia haver ninguém melhor para liderar a Microsoft do que Satya Nadella". Os próximos tempos o dirão. 

 

(Notícia actualizada às 14h55)

Ver comentários
Saber mais Staya Nadella CEO Microsoft Steve Ballmer Bill Gates
Outras Notícias