Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Millennium diz Semapa pode alienar 16% da Portucel se cotação aumentar

O Millennium bcp investimento reiniciou a cobertura das acções da Portucel, sugerindo um preço-alvo de 1,65 euros. Os analistas colocam em cima da mesa o cenário da Semapa, com 67% do capital, vir a alienar 16%, caso a cotação da Portucel venha a superar

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 20 de Abril de 2005 às 11:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Millennium bcp investimento reiniciou a cobertura das acções da Portucel, sugerindo um preço-alvo de 1,65 euros. Os analistas colocam em cima da mesa o cenário da Semapa, com 67% do capital, vir a alienar 16%, caso a cotação da Portucel venha a superar o preço da OPA de Setembro.

O Millennium bcp investimento, numa nota a clientes emitida ontem, diz que reiniciou a cobertura das acções da Portucel [PTCL], com uma recomendação de «compra» e um preço-alvo de 1,65 euros.

As acções da Portucel negociavam hoje inalteradas nos 1,42 euros, um valor abaixo do preço de 1,55 euros da última oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Semapa [SEMA] em Setembro de 2004.

Após esta operação, a Semapa passou a controlar 67% do capital da empresa de pasta e papel.

O Millennium bcp investimento aponta para a alteração do estatuto da Portucel, que limita a 25% os direitos de voto (um item que não foi discutido na assembleia-geral de ontem) dos accionistas.

Segundo o analista João Mateus, a cimenteira liderada por Pedro Queiroz Pereira não precisa dos 67% para ter uma posição de controle na empresa, sugerindo uma redução da participação da Semapa em 16%, um factor que aumentaria o «free float» da empresa que actualmente queda-se em 7,2%.

A baixa dispersão do capital foi o principal motivo aventado pela Euronext para retirar a empresa do PSI-20 [PSI20], o principal índice accionista da Euronext.

A venda de uma tranche de 16% pela Semapa aumentaria o «free float» da Portucel, mas os analistas do banco de investimento defendem que a razão pela qual a Semapa não aliena acções da Portucel tem a ver com a actual cotação, cerca de 8% abaixo do preço de aquisição da OPA.

Outras Notícias