Tecnologias Minhoto cria principal site mundial da indústria de pesagem

Minhoto cria principal site mundial da indústria de pesagem

Nuno Matos, engenheiro informático da Póvoa de Lanhoso, criou o principal site mundial sobre a indústria de pesagem, garante a Universidade do Minho. No ano passado o www.weighingreview.com foi visualizado por internautas de 181 países.
Minhoto cria principal site mundial da indústria de pesagem
Rui Neves 25 de janeiro de 2016 às 10:35

Formado em Engenharia Informática na Universidade do Minho (UM), Nuno Matos criou o principal site mundial sobre a indústria de pesagem. "O portal Weighing Review preenche uma lacuna no mercado internacional, ao ligar os fornecedores com as empresas e particulares que procuram informação, produtos e serviços na área", refere a UM, em comunicado.

Este portal inclui quase dois mil artigos, repartidos por notícias, artigos técnicos, inovações do sector, casos de estudo, vídeos, ofertas de emprego, eventos e um directório com quase meio milhar de empresas de dezenas de países, cada uma com a sua descrição, os principais produtos e contactos.

"Apesar de ser um portal de nicho, em 2015 teve mais de 55 mil visitas e 138 mil páginas visualizadas por internautas de 181 países, sobretudo dos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Alemanha e Espanha", destaca a mesma instituição universitária.

Sustentada por publicidade digital, o Weighing Review promove o concurso anual "Weighing Review Awards", com votação online. A portuguesa Balanças Marques obteve o terceiro lugar como Melhor Empresa de Pesagem do Mundo em 2014, atrás da norte-americana Loma Systems e da alemã HBM (Alemanha), e venceu nas categorias "Melhor Balança para Retalho" e "Melhor Ponte de Pesar Camiões". Já na edição de 2015 foram as empresas suíça Mettler Toledo, a britânica Scotload e a norte-americana Chatillon as grandes vencedoras.

Nuno Matos considera que "o portal preenche um vazio que havia há muitos anos" no mercado global da pesagem. "Os interessados encontram informação muito detalhada e as empresas vêem o seu trabalho divulgado e reconhecido", enfatiza o empreendedor da Póvoa de Lanhoso, que fez a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática e o mestrado em Engenharia Informática na UM. Desenvolveu depois a sua ideia de negócio no Laboratório de Empresas da TecMinho e foi finalista do concurso de inovação SpinUM.

Nuno Matos lançou o ainda portal Automation Inside (www.automationinside.com), dedicado à área da automação, e, no ano passado,  Bikes-Usadas.pt (www.bikes-usadas.pt), um portal de classificados de material usado de ciclismo para o mercado português.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI