Transportes Ministra do Mar: "Porto de Setúbal já recuperou três linhas regulares"

Ministra do Mar: "Porto de Setúbal já recuperou três linhas regulares"

Ana Paula Vitorino disse no Parlamento que em janeiro passado o porto de Setúbal recuperou três linhas regulares que tinham sido suspensas durante a paralisação dos estivadores, a que se somam ainda outras duas.  
Ministra do Mar: "Porto de Setúbal já recuperou três linhas regulares"
Lusa
Negócios 12 de fevereiro de 2019 às 17:40

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, adiantou esta terça-feira, no Parlamento, que o Porto de Setúbal, onde teve lugar um protesto dos estivadores até meados de dezembro do ano passado, recuperou em janeiro último três linhas regulares que tinham sido suspensas durante a paralisação e soma já mais duas linhas, uma de contentores e outra ro-ro ("roll on-roll off", destinado ao transporte de automóveis e outros veículos).

"A operacionalidade do porto está garantida", afirmou a ministra, acrescentando que "neste momento não existe nenhum pré-aviso de greve" de estivadores e que "estão reunidas as condições para haver paz social nos portos".

A ministra do Mar salientou ainda que os dados de janeiro "indicam essa recuperação, com um crescimento de 3,4% da movimentação total das mercadorias e um crescimento de 2% da carga ro-ro", face ao mesmo mês de 2018, assim como de 6% da carga contentorizada em TEU (unidade equivalente a um contentor).

Na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Ana Paula Vitorino disse ainda que as cerca de 23 mil viaturas da Autoeuropa que se acumularam durante a paralisação já foram carregadas.

Os estivadores iniciaram no ano passado um greve no porto de Setúbal contra a precariedade, tendo em meados de dezembro o sindicato e as empresas de trabalho portuário de Setúbal assinado um acordo que permitiu a integração de 56 estivadores precários.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI