Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

“Modelo de ‘governance’ em Portugal é difícil de explicar a investidores estrangeiros”

O líder da Heidrick & Struggles critica a inclusão de administradores executivos na comissão não executiva, prejudicando a “independência” do cargo, e ouve também estes novos acionistas a pressionar maior diversidade na gestão de topo.

2018 será seguramente um ano de maior consolidação dos indicadores económicos positivos das empresas. Neste sentido já vimos como muitos grupos tiveram resultados recorde de vendas e uma notável melhoria dos seus balanços. Mas ainda falta trabalhar mais para acelerar o desempenho de muitos deles e para procurar uma maior competitividade, especialmente nos mercados internacionais. 
Há várias tendências críticas para o sucesso da estratégia empresarial em 2018: Maior transparência nas práticas e 'governance' do Conselho de Administração que permita uma maior diversidade de opinião, competências, conhecimentos e responsabilidades, acelerar os processos de inovação e transformação da empresa, necessários para uma execução mais ágil da estratégia, assegurar a melhor liderança através de iniciativas de sucessão objectivas, transparentes, meritocráticas. Portugal começa 'a estar na moda', mas é preciso construir um país capaz de atrair e reter para si o melhor talento, criando um ecossistema habilitado para desenvolver valor acrescentado e capacidade empresarial para competir a nível mundial.
António Larguesa alarguesa@negocios.pt 13 de Janeiro de 2020 às 22:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...
Em entrevista ao Negócios a propósito da publicação do relatório "Board Monitor 2019", que pela primeira vez inclui Portugal na análise ao perfil dos novos administradores não executivos das cotadas, Stefano Salvatore sublinha o "impacto direto" que a diversidade tem nos negócios e elogia os próprios investidores e acionistas estrangeiros por estarem a exigir alterações nos órgãos de decisão e na "governance" ...
Negócios Premium
Conteúdo exclusivo para assinantes
Já é assinante? Inicie a sessão
Assine e aceda sem limites, no pc e no smartphone
  • Conteúdos exclusivos com melhor da informação económica nacional e internacional;
  • Acesso sem limites, até três dispositivos diferentes, a todos os conteúdos do site e app Negócios, sem publicidade intrusiva;
  • Newsletters exclusivas;
  • Versão ePaper, do jornal no dia anterior;
  • Acesso privilegiado a eventos do Negócios;
Ver comentários
Saber mais gestão gestores administração Heidrick & Struggles consultoria Stefano Salvatore psi-20
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Informação de qualidade tem valor. Invista. Assine já 1mês / 1€
Mais lidas
Outras Notícias