Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody's corta "rating" a 13 bancos italianos

A agência de notação financeira Moody's anunciou hoje o corte do "rating" de 13 bancos italianos, incluindo o UniCredit e o Intesa Sanpaolo, poucos dias depois de ter revisto em baixa a notação da dívida do Estado italiano.

Lusa 16 de Julho de 2012 às 01:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
"A queda da nota da dívida de longo prazo de Itália [em dois níveis] implica o aumento do risco de o governo não estar em condições de dar o seu apoio financeiro aos seus bancos em grandes dificuldades financeiras", justificou a agência em comunicado hoje emitido. A agência cortou em um e dois níveis o 'rating' [avaliação] da dívida de longo prazo e dos depósitos de dez instituições financeiras e o 'rating' da emissão de outras três.

O UniCredit viu a sua nota baixar em dois níveis, de A3 para Baa2, o que significa que tem qualidade "média inferior", devido à "exposição significativa" ao mercado interno.

Igualmente penalizado em dois níveis, para Baa2, o Intesa Sanpaolo é penalizado pela incerteza sobre a amplitude do "apoio sistémico" que o governo italiano lhe pode fornecer em caso de necessidade.

Na quinta-feira, a Moody's tinha já cortado o 'rating' de Itália, de A3 para Baa2, mantendo as perspectivas negativas, devido à situação da zona euro e aos "riscos de contágio" vindos de Espanha e da Grécia.

Ver comentários
Saber mais Moody's Itália banca rating
Mais lidas
Outras Notícias