Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s corta rating de oito bancos portugueses (act)

A agência de notação financeira Moody’s reviu hoje em baixa o "rating" de oito bancos portugueses, na sequência do corte efectuado à República Portuguesa.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 14 de Julho de 2010 às 14:05
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O BCP, Montepio Geral e Banif foram cortados em dois níveis. Já a CGD, Santander Totta, BES, BPI e Espírito Santo Financial Group (ESFG) viram os seus “ratings” cortados em um nível.

Ontem, depois de reduzir em dois níveis a dívida soberana de Portugal, de ‘Aa2’ para ‘A1’, a Moody’s cortou também a classificação de algumas empresas públicas, sendo que a EDP ficou de fora do lote.

Hoje foi a vez da banca ver reflectido o corte para Portugal.

Dos cinco bancos que viram o seu “rating” reduzido em um nível, a CGD e o Santander Totta passaram de ‘Aa3’ para ‘A1’ – ou seja, têm agora o mesmo “rating” que Portugal.

Já o Banco Espírito Santo passou de ‘A1’ para ‘A2’, tal como o BPI. O ESFG, por seu turno, viu o seu “rating” cortado para ‘Baa1’, contra ‘A3’ anteriormente.

Dos que foram cortados em dois níveis, o BCP passou de ‘A1’ para ‘A3’, enquanto o Montepio e o Banif passaram de ‘Baa1’ para ‘Baa3’.

Só três destes oito bancos têm um “outlook” estável: CGD, Santander Totta e Montepio Geral. Os cinco restantes têm uma perspectiva negativa, diz a Moody’s no seu comunicado.

Toda a dívida emitida com garantia do Estado passou, tal como a dívida soberana, de ‘Aa2’ para ‘A1’.

A Moody’s refere também que mantém a revisão para um possível corte do “rating” ‘Baa3’ do Banco Português de Negócios (BPN).

A Moody’s já tinha alertado, no passado dia 5 de Maio, que poderia cortar o “rating” a nove bancos e hoje cumpriu a sua “revisão para possível ‘downgrade’” para oito deles.

“O corte do ‘rating’ dos oito bancos reflecte a menor capacidade do Governo para apoiar os seus bancos”, salienta Maria-José Mori, analista do “departamento de instituições financeiras” naquela agência de notação financeira.

No entanto, o impacto do corte da dívida soberana não foi todo igual para os bancos em questão, visto que uns foram tiveram um corte de um nível e outros de dois níveis. A este respeito, a Moody’s sublinha que os bancos que tinham um “rating” mais elevado (Santander Totta, BES e BPI) “foram menos afectados porque a sua flexibilidade financeira intrínseca lhes permite compensar o impacto de um menor apoio sistémico”.

Além dos “ratings” de solidez financeira de cada banco, a Moody’s também teve em conta a probabilidade de apoio sistémico, que considera ser bastante elevada no Santander Totta, BES e BPI, dado o seu papel proeminente no sistema financeiro português.

Por outro lado, os bancos com menor solidez financeira (BCP, Caixa Económica Montepio Geral e Banif) estão mais expostos a uma debilitação do apoio sistémico, pelo que o corte foi de dois níveis.

A excepção é a Caixa Geral de Depósitos. Apesar do seu perfil de crédito mais fraco (a sua solidez financeira está numa categoria baixa), continua a beneficiar de um forte apoio sistémico devido à sua dimensão e estatuto, na qualidade de banco 100% público, salienta a Moody’s no seu comunicado.

A agência de notação financeira explica ainda que o “downgrade” do Espírito Santo Financial Group foi exclusivamente “por arrasto”, na sequência do corte do BES. O BES é o principal orientador do “rating” do ESFG, uma vez que o grupo sedeado no Luxemburgo não beneficia de qualquer grau de apoio sistémico.

Por outro lado, o corte de dois níveis do BCP reflecte a solidez financeira mais fraca do banco liderado por Carlos Santos Ferreira quando comparada com os seus pares.

Quanto ao corte do Montepio e do Banif, resulta do facto de a solidez financeira destas duas entidades ser menor do que a média, comenta a Moody’s.


"Ratings" da Moody's para a banca
ActualAnteriorOutlook
Caixa Geral de DepositosA1Aa3Estável
Banco Santander TottaA1Aa3Estável
Banco Espirito SantoA2A1Negativo
Banco BPIA2A1Negativo
Espirito Santo Financial GroupBaa1A3Negativo
ActualAnteriorOutlook
BCPA3A1Negativo
MontepioBaa3Baa1Estável
BanifBaa3Baa1Negativo


Fonte: Moody's
Ver comentários
Outras Notícias