Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s deixa de analisar "rating" da RTP (act.)

Quanto pediu um empréstimo internacional, a RTP teve de pedir a avaliação da qualidade do crédito. Esse empréstimo foi saldado em Fevereiro. Assim, a agência de notação financeira decidiu deixar de atribuir classificações de risco à dívida do Grupo RTP.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 17:22
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
A Moody’s deixou de avaliar a classificação de risco da Rádio e Televisão Portuguesa (RTP). O motivo está relacionado com “razões relativas ao seu negócio”, declarou a agência em comunicado.

Na prática, o que aconteceu foi que a RTP, quando pediu um empréstimo ao Defpa Bank, teve de solicitar uma notação de “rating”, já que aquele é considerado um empréstimo internacional.

Como o montante que faltava para cobrir o empréstimo foi saldado em Fevereiro, já não há dívida ao banco, razão pela qual a razão pela qual foi constituído o "rating" desaparece, explicou fonte oficial da RTP ao Negócios.

Quando deixa de avaliar o “rating” de uma empresa por “razões relativas ao seu negócio”, a Moody’s salienta que não está em causa nenhum motivo relacionado com a entidade que é avaliada, neste caso a RTP, indica a sua política de abandono de “ratings”.

“Normalmente, esta razões relativas ao negócio da Moody’s não reflectem nenhumas preocupações em relação à capacidade creditícia da entidade avaliada ou da qualidade da sua gestão”, refere igualmente a mesma política.

A agência norte-americana indica que deixou de avaliar o “rating” da empresa e o “rating” da probabilidade de incumprimento do Grupo RTP.

A Moody’s tinha ontem anunciado a manutenção do “rating” da RTP em “B1”, uma classificação que considera a sua dívida como “altamente especulativa” e que está um nível abaixo da notação financeira da República Portuguesa.

(Notícia actualizada com explicação dada por fonte oficial da RTP)

Ver comentários
Saber mais RTP Moody's rating agência de rating S&P Fitch
Outras Notícias