Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Morais Pires abandona administração do BES

Vítor Bento acaba de anunciar aos quadros do banco que o antigo administrador financeiro decidiu abandonar a administração do BES, avança a SIC Notícias. Amílcar Morais Pires tinha sido convidado a ficar com o pelouro internacional.

Pedro Elias/Negócios
Negócios 15 de Julho de 2014 às 11:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • 67
  • ...

Amílcar Morais Pires abandonou a administração do Banco Espírito Santo, um dia após a entrada em funções do novo presidente executivo, Vítor Bento, vice-presidente, José Honório, e director financeiro, João Moreira Rato. A decisão foi anunciada por Vítor Bento aos quadros da instituição, segundo a SIC Notícias.

 

Morais Pires, antigo administrador financeiro do BES e nome apontado por Ricardo Salgado para o substituir à frente do banco, tinha sido convidado para ficar à frente da área internacional do BES.

 

Neste cargo, Morais Pires deveria manter a responsabilidade pela operação de Angola, onde o BES tem um problema grave para resolver. O administrador do BES estava a trabalhar neste dossiê há quase dois anos e este era o principal argumento para a sua manutenção no cargo.

 

Morais Pires, braço direito de Ricardo Salgado na gestão executiva do BES, foi a escolha do Conselho Superior da família Espírito Santo para CEO do banco, logo após a saída de Salgado.

 

A escolha do antigo administrador financeiro do BES foi aprovada por quatro dos cinco ramos da família, merecendo apenas o voto contra do ramo ligado a José Maria Ricciardi. Um dia mais tarde, a 20 de Junho, esta escolha foi validada pelo Conselho de Administração do ESFG.

 

No entanto, o facto da lista liderada por Morais Pires não ter a aprovação garantida por parte dos restantes accionistas e pelo Banco de Portugal, obrigou a família a apresentar uma nova lista de candidatos à administração do BES.

 

Desta forma, a 5 de Julho, a Espírito Santo Financial Group avançou que Vítor Bento e João Moreira Rato tinham sido os nomes escolhidos para substituir Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires no Banco Espírito Santo. Esta proposta foi bem recebida pelo Banco de Portugal e pelo Crédit Suisse, segundo maior accionista do BES. 

 

Esta segunda-feira, 14 de Julho, Vítor Bento, Moreira Rato e José Honório assumiram as suas funções no banco, duas semanas antes do previsto devido à turbulência que a instituição tem vivido em bolsa nos últimos dias.   

 

(Notícia actualizada às 12h33)

Ver comentários
Saber mais Amílcar Morais Pires BES Vítor Bento Banco Espírito Santo José Honório João Moreira Rato Ricardo Salgado
Outras Notícias