A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Morreu Rosalía Mera, a mulher mais rica de Espanha

Aos 69 anos, a co-fundadora da Inditex foi vítima de um AVC durante as férias em Menorca. Rosália Mera, que estava hospitalizada desde 14 de Agosto, acabou por não sobreviver depois de uma paragem cardio-respiratória.

Bloomberg
Inês Balreira inesbalreira@negocios.pt 16 de Agosto de 2013 às 11:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Rosalía Mera, a mulher mais rica de Espanha e co-fundadora da marca Zara, que mais tarde daria origem ao império da Inditex, morreu esta quinta-feira. Mera estava hospitalizada desde a passada quarta-feira, dia em sofreu um acidente vascular cerebral. A co-fundadora da marca de vestuário gozava os últimos dias de férias em Menorca, com a filha, o genro e os netos. Tinha 69 anos.

 

Mera fundou, a par com o então seu marido Amacio Ortega, a marca “Zara” nos anos 1970. Inicialmente comercializavam apenas robes de banho para senhoras. Com o passar dos anos, a empresa expandiu-se e passou a vender outro tipo de vestuário. Mais tarde, o negócio deu origem à Inditex, que para além da Zara detém marcas como a Bershka, Massimo Dutti e Pull&Bear. Actualmente, a Inditex está presente em 86 mercados, totalizando seis mil lojas. Em 2012, as vendas atingiram os 15,9 mil milhões de euros.

 

A fortuna de Rosalía Mera estava avaliada pela “Forbes” em 4.700 milhões de euros, o que a torna a 66ª pessoa mais rica do planeta. A empresária detinha uma participação de 6,99% na Inditex, o que fazia dela a segunda maior accionista, uma vez que Amancio Ortega é o accionista maioritário, com uma participação de 59,3%. A posição foi adquirida em 2001, através da empresa Rosp Corunna, depois da OPA sobre a Inditex. Para além da participação na Inditex, Mera detinha ainda uma participação de 5% na companhia espanhola de biotecnologia Zeltia, bem como participações mais modestas noutros sectores.

 

De assistente de vendas a dona do maior império de retalho


Rosalía Mera Goyenechea nasceu a 28 de Janeiro de 1944, num bairro operário de La Coruña, na região da Galiza. Mera deixou os estudos aos 11 anos para se tornar assistente de vendas numa loja de roupa. Casou-se com Ortega em 1966.

 

Em 1975, o casal abriu a primeira loja Zara em La Coruña. A Inditex seria apenas fundada dez anos mais tarde. No final da década de 1980, a marca Zara expandiu-se a nível internacional pela primeira vez, com a abertura da primeira loja em Portugal. Seguiu-se Nova Iorque e Paris, em 1990.

 

Mera e Ortega separaram-se em 1986, altura em que a milionária se concentrou mais na família e a causas sociais. Nesse mesmo ano, Mera criou a Fundação Paideia, de apoio à mulher e à integração social de minorias. O casal divorciou-se apenas em 1997.

Ver comentários
Saber mais Inditex Zara Rosalía Mera Espanha
Mais lidas
Outras Notícias