Notícia
Motorola acusa Huawei de espionagem industrial
A Motorola processou a Huawei por alegadamente conspirar com antigos trabalhadores da empresa para roubar segredos de comerciais.
Ana Catarina Gonçalves
22 de Julho de 2010 às 12:08

Segundo a Bloomberg, a Motorola afirma na sua queixa que um engenheiro da empresa partilhou informação sobre um novo transceptor [dispositivo que combina um transmissor e um receptor ] e outra tecnologia da empresa com Ren Zhengfeim fundador da Huawei.
“A queixa não tem fundamento nem mérito. (…) A Huawei vai defender-se vigorosamente contra estas alegações sem bases”, afirmou Charlie Chen, vice-presidente de marketing para a América do Norte da Huawei num e-mail, citado pela agência de informação.
Segundo a queixa da Motorola, a “Huawei e os seus oficiais sabiam que estavam a receber segredos de comércio da Motorola roubados e informação confidencial sem a autorização ou consentimento da Motorola”, cita a Bloomberg.
Esta acusação surge dois anos depois de a empresa americana ter processado cinco dos seus trabalhadores por alegadamente entregarem segredos de comércio à Huawei quando saíram da Motorola para se juntarem à Lemko Corp., que tem um acordo de revenda com a empresa chinesa.