Desporto Mourinho assina com o Porto? Sim, mas é uma notícia do Negócios com 14 anos

Mourinho assina com o Porto? Sim, mas é uma notícia do Negócios com 14 anos

Ao início da madrugada desta sexta-feira, e pouco depois de haver garantias de que Julen Lopetegui ia mesmo deixar o FC Porto, as redes sociais começaram a partilhar uma notícia do Negócios de… 2002. O texto já foi lido mais de cem mil vezes.
Mourinho assina com o Porto? Sim, mas é uma notícia do Negócios com 14 anos
Bruno Simões 08 de janeiro de 2016 às 16:51

Minutos depois da meia-noite desta sexta-feira, 8 de Janeiro, as redes sociais explodiram com uma notícia do Negócios. O texto garante que José Mourinho foi contratado pela FC Porto Futebol SAD para treinar os azuis-e-brancos durante duas épocas e meia. O título é, sem dúvida, chamativo, e terá enchido de euforia os adeptos dos dragões. Havia apenas um pequeno detalhe: a notícia foi escrita a 23 de Janeiro de 2002 e nada tem que ver com o actual momento desportivo do clube liderado por Jorge Nuno Pinto da Costa.

 

Portanto, e à data de 8 de Janeiro de 2016, José Mourinho não assinou pelo FC Porto na sequência da saída de Julen Lopetegui, que foi oficializada na manhã desta sexta-feira. Aliás, quando esta notícia foi escrita, há praticamente 14 anos, Mourinho ainda não tinha ganho nenhum título nacional nem europeu, nem sequer era conhecido como o "Special One" – precisamente porque estava a treinar o União de Leiria.

 

Bastava ter lido a data da notícia para perceber que Mourinho não volta à Invicta.

 

Nada disso demoveu os internautas de partilharem avidamente a notícia. E as peças encaixavam todas na perfeição. Afinal, José Mourinho está desempregado desde 17 de Dezembro, altura em que foi despedido pelo Chelsea. E com a saída de Julen Lopetegui dos comandos da equipa de futebol do FC Porto, confirmada pelo MaisFutebol junto do seu progenitor às 22:52, os dragões passavam a ter uma vaga para o técnico de Setúbal.

 

Em resultado de todos esses factores, o texto do Negócios foi lido mais de 130 mil vezes e regista mais de 10 mil partilhas no Facebook em apenas 16 horas. É também a notícia mais lida do dia.

 

A primeira pessoa a partilhar a notícia no Twitter, tendo iniciado aí a disseminação deste conteúdo com 14 anos, foi um utilizador chamado "Rafa". A notícia foi colocada na rede social às 00:18. Mas só se tornou verdadeiramente viral quando a página de sátira futebolística Um Azar do Kralj (baptizada em homenagem a um ex-guarda-redes do FC Porto) a partilhou no Facebook, às 00:29.

 

A publicação dessa página foi partilhada 431 vezes e amplamente comentada. No Twitter, a notícia também foi diversas vezes partilhada. O mesmo aconteceu em diversas páginas de adeptos portistas.

 

Esta já não é a primeira vez que uma notícia antiga se torna viral. Quando o contexto se torna propício, isso pode acontecer. Basta ver o que recentemente se passou no Público: a 17 de Dezembro do ano passado, uma notícia que indicava que José Mourinho (sempre ele) estava a caminho do Benfica também fez disparar o número de acessos à página do diário. Mas essa notícia também não era actual: tinha sido escrita a 28 de Dezembro de 2001.

 

Naturalmente, o Negócios não quis enganar os seus leitores. A notícia é verdadeira, apenas não é de 2016.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI