Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nasceram 11 unicórnios na Europa no ano passado. Saiba quais são

Um trabalho publicado pela Business Insider, com base nos dados do CB Insights, apresenta as 11 start-ups que se transformaram em “unicórnios”, ou seja que têm uma avaliação de mil milhões de dólares ou mais, na Europa. A Farfetch de José Neves está entre elas.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 25 de Setembro de 2015 às 21:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Nos últimos 12 meses, nasceram 11 "unicórnios" na Europa, start-ups que têm uma avaliação de mil milhões de dólares ou mais, de acordo com os dados da empresa CB Insights e citados pela Business Insider. Este número de "unicórnios" revela um crescimento face ao ano anterior, época em que "nasceram" apenas três.

A Farfetch – uma plataforma online de venda de roupa de luxo – arrecadou em Março um financiamento no valor de 86 milhões de dólares, o que lhe permitiu ficar avaliada em mil milhões de dólares. Esta avaliação deu-lhe o "estatuto" de "unicórnio". Em Junho, José Neves (na foto no topo), líder da empresa, dizia ao Negócios que a ambição passava por "continuar a crescer".

A Funding Circle, uma start-up que tem uma plataforma online que permite empréstimos para negócios, foi uma das empresas que "ganhou" o estatuto de "unicórnio" durante os últimos 12 meses.

A TransferWise, fundada por Kristo Käärmann (na foto ao lado) e Taavet Hinrikus, tem um serviço de transferência de dinheiro que reduz as taxas ao usar um sistema "peer-to-peer". No site da empresa pode ler-se que esta nasceu devido a "frustração". Com este serviço, e segundo as informações presentes na sua página, são retiradas todas as incorrecções que podem existir no envio de dinheiro de um país para outro, com "o valor mais baixo possível", sendo usadas "apenas taxas de câmbio reais".

A germânica Auto1 Group, segundo a Business Insider, que ajuda na evolução "de como os carros são comprados e vendidos", está também neste grupo.


A Shazam, uma aplicação – com o mesmo nome - que identifica músicas que estejam passar no momento, angariou uma ronda de financiamento no valor de 30 milhões de dólares no início deste ano e, com isso, ficou com uma avaliação de mil milhões de dólares. Recentemente, dados foram revelados que indicam que a start-up tem perto de 120 milhões de utilizadores mensais activos. Em comparação, os serviços de música Spotify (75 milhões de utilizadores activos), Apple Music (cerca de 11 milhões) e Deezer (16 milhões) juntos não chegam ao total já alcançado pela Shazam Entertainainment Ltd, sublinhava, no início de Setembro, o Business Insider.

No entanto, o maior número de utilizadores não impede que a Shazam acumule perdas. A empresa diz que o seu principal indicador de desempenho são as receitas. E se analisarmos apenas essa rubrica, então o ano de 2014 foi bom, já que a facturação ascendeu 36,01 milhões de libras (cerca de 49 milhões de euros) – uma subida de 14% se compararmos as receitas entre Junho de 2013 e Junho de 2014.

A alemã Home24, que vende mobiliário online, também alcançou o estatuto de "unicórnio" nos últimos 12 meses.

A holandesa Adyen, uma empresa de pagamentos, levantou em Dezembro do ano passado uma ronda de 250 milhões de dólares e ficou com uma avaliação em torno de 1,5 mil milhões de dólares.

A BlaBlaCar, que tem como director de operações Nicolas Brusson (na foto ao lado) e que na semana passada angariou uma ronda de 200 milhões de dólares, está também neste grupo, tendo uma avaliação em torno de 1,6 mil milhões de dólares. A start-up - que nasceu em 2006 em França - criou uma plataforma que permite a partilha de viagens de longa distância, revelou que o financiamento de 200 milhões de dólares vai ser usado para "responder à necessidade de crescimento acelerado em mercados estabelecidos" e para apoiar a entrada em novas geografias.

A HelloFresh, uma start-up alemã de entrega de comida, levou 75 milhões de euros e tem uma avaliação superior a 2,5 mil milhões de dólares.

A Delivery Hero está também neste leque, com uma avaliação superior a três mil milhões de dólares de acordo com o Business Insider.

E, por fim, a Global Fashion Group tornou-se também um "unicórnio" nos últimos 12 meses, tendo uma avaliação acima dos três mil milhões de dólares.

Ver comentários
Saber mais José Neves Funding Service Auto1 Group Europa Global Fashion Group Shazam Entertainainment Ltd José Neves Farfetch
Outras Notícias