Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Agatha Christie faria 125 anos. Há uma marca atrás da escritora

Depois de 73 policiais, 28 colecções de contos, traduções em 103 línguas, dois mil milhões de cópias vendidas e 16 peças de teatro, Agatha Christie continua a ser das escritoras mais valiosas do mundo. Faria esta terça-feira 125 anos e ainda vale cerca de 100 milhões de libras (136 milhões de euros).

Getty Images
André Vinagre andrevinagre@negocios.pt 15 de Setembro de 2015 às 21:30
  • Partilhar artigo
  • ...

Agatha Christie, criadora de personagens como Hercule Poirot ou Miss Marple, faria esta terça-feira, 15 de Setembro, 125 anos e a sua obra, segundo o Guardian, vale ainda 100 milhões de libras (136 milhões de euros).

 

O Guardian escrevia em 2011 que a obra total de Agatha Christie valia 100 milhões de libras, 136 milhões de euros, mesmo depois de a autora ter falecido em 1976. De acordo com o jornal britânico, a obra de Agatha Christie vale sensivelmente o mesmo que a obra de Ian Fleming, o autor dos livros de James Bond.

 

O site britânico This is Money colocou, em 2010, Agatha Christie na 11.ª posição da lista de artistas mais valiosos depois de mortos, dizendo que a obra deixada pela romancista valeu 40 milhões de libras (perto de 55 milhões de euros) depois da sua morte.

 

De acordo com o jornal britânico The Independent, os números exactos do valor da marca "Agatha Christie", mais conhecida pelos escritos de policiais, são difíceis de apurar, mas avança com uma estimativa de que os "royalties" dos livros valem pelo menos cinco milhões de libras por ano.

 

O livro de recordes mundiais do Guinness diz que Agatha Christie é a escritora de romances com mais livros vendidos da história. A inglesa vendeu cerca de dois mil milhões de cópias, apenas as obras de Shakespeare e a Bíblia venderam mais. Segundo o Index Translationum, a autora é a mais traduzida do mundo, podendo os seus livros ser encontrados em 103 idiomas.

 

Agatha Christie é conhecida por ter dado vida a personagens como o detective Hercule Poirot e a detective Miss Marple. Editou 127 livros na totalidade e ainda escreveu "The Mousetrap", a peça de teatro em cena há mais tempo, com mais de 25 mil apresentações desde a sua estreia, em 1952.

 

Grande parte dos seus livros foi, mais tarde, adaptada para a televisão, rádio, videojogos, banda desenhada e mais de 30 filmes baseados na sua obra.

 

Agatha Christie foi, em 1971, condecorada pela Rainha Isabel II com o título de Dama do Império Britânico.

Segundo o site oficial da escritora, centenas de pessoas vão rumar a Torquay, Inglaterra, o local onde nasceu Agatha Christie, para se juntarem às celebrações que a cidade vai realizar por ocasião do aniversário de Agatha Christie, entre os dias 11 e 20 de Setembro.
Ver comentários
Saber mais Agatha Christie policiais romances marca aniversário
Outras Notícias