Notícia
Nokia lidera quota de mercado pelo terceiro trimestre consecutivo
A Nokia liderou a quota de mercado no quarto trimestre, pelo terceiro trimestre consecutivo, uma vez que apostou em preços de telemóveis mais baixos, revelou um estudo da Gartner que também indica que a Motorola recuperou a segunda posição à Samsung. Elec
A Nokia liderou a quota de mercado no quarto trimestre, pelo terceiro trimestre consecutivo, uma vez que apostou em preços de telemóveis mais baixos, revelou um estudo da Gartner que também indica que a Motorola recuperou a segunda posição à Samsung. Electronics.
A quota de mercado da operadora de telecomunicações finlandesa aumentou para 33% no período em análise contra 30,9% do trimestre anterior e caiu dos 34,7% verificados no período homólogo. A quota da Motorola ascendeu aos 16,3% face aos 13,4% do terceiro trimestre e recuperou face aos 13,4% verificados em igual período do ano anterior.
A Nokia reduziu os preços dos telemóveis e introduziu novos modelos depois da sua quota de mercado ter diminuído para o valor mais baixo de cinco anos no início de 2004. As fabricantes de telemóveis beneficiaram das vendas das férias de Natal, o que perfez um total de vendas de 195,3 milhões de telemóveis, uma subida de 24% face a igual período do ano anterior.
A Gartner estima que as vendas de telemóveis excedam as 730 milhões de unidades em 2005 face às 674 milhões de unidades vendidas no ano anterior e aos 520 telemóveis vendidos em 2003.
As vendas da Nokia aumentaram 18% para 64,4 milhões de 54,6 milhões do ano anterior, segundo a mesma fonte enquanto a Motorola vendeu 31,7 milhões de telemóveis acima dos 22,3 milhões vendidos em 2003.