Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Norges Bank reduz posição nos CTT para menos de 5%

O banco central da Noruega passou a deter 4,70 da empresa de correios.

Os CTT, liderados por João Bento, querem anular os atos de liquidação de IVA referentes a 2013, 2014 e 2015.
João Cortesão
Negócios jng@negocios.pt 18 de Maio de 2020 às 17:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Norges Bank, que gere o maior fundo soberano do mundo – o da Noruega –, reduziu a sua participação nos CTT, de 5,20% para 4,70%, anunciou em comunicado à CMVM a empresa de correios liderada por João Bento.

 

No passado dia 8 de maio, o Norges Bank tinha reforçado a posição de quarto maior acionista nos CTT, para 5,20%. Acima dos 5% estão também a Manuel Champalimaud SGPS (13,12%), a GreenWood Builders Fund (5,96%) e a Global Portfolio Investments (5,66%).

 

Com esta redução para 4,70%, mantém-se como o quarto maior acionista, seguindo-se logo abaixo a BlackRock com 3%.

 

Os CTT encerraram a sessão desta segunda-feira a subir 5,91% para 2,025 euros.

O Norges Bank é o maior investidor em ações do mundo (controla mais de 1% da capitalização bolsista global) tendo presença no capital de quase todas as cotadas portuguesas. Além dos CTT e da Altri, conta com participações qualificadas (acima de 2%) em cotadas como a EDP, Semapa, Nos e Sonae.

A Noruega, sublinhe-se, conta com dois fundos soberanos, o Government Pension Fund Global e o Government Pension Fund Norway.

 

O primeiro é uma continuação do chamado "Fundo de Petróleo" e o Ministério das Finanças é o responsável pela sua gestão – mas a gestão operacional está delegada no banco central do país, o Norges Bank. As receitas deste fundo provêm do rendimento total que o governo norueguês obtém com as atividades petrolíferas e do retorno sobre os investimentos do fundo.

 

Já o segundo tem menor dimensão e é um fundo nacional, estando limitado a investimentos noruegueses e escandinavos – sendo por isso um acionista de relevo em muitas das grandes empresas norueguesas. A sua gestão operacional está delegada no National Insurance Scheme Fund.

Ver comentários
Saber mais Noruega João Bento Norges Bank CTT
Mais lidas
Outras Notícias