Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nova central da Galp hoje discutida por governantes

O ministro do Ambiente, o presidente da API e o presidente da Câmara Municipal de Sines reúnem-se esta tarde em Lisboa para analisar e discutir o processo de instalação da polémica central de ciclo combinado, da Galp Power, prevista para a zona portuária

Tânia Ferreira tf@negocios.pt 05 de Janeiro de 2007 às 12:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O ministro do Ambiente, o presidente da API e o presidente da Câmara Municipal de Sines reúnem-se esta tarde em Lisboa para analisar e discutir o processo de instalação da polémica central de ciclo combinado, da Galp Power, prevista para a zona portuária da Cidade de Sines.

A Câmara Municipal de Sines (CMS) defende que a declaração de utilidade pública aprovada pelo Governo em Julho passado, no que respeita à localização da futura central de ciclo combinado da Galp Energia na zona portuária de Sines, "não tem qualquer base sustentada".

A autarquia aprovou no final de Novembro, em assembleia extraordinária, um parecer desfavorável sobre a localização desta unidade com dois grupos geradores de 400 MW cada um.

A autarquia pretende impugnar a declaração de utilidade pública dada pelo Conselho de Ministros à Galp em Agosto de 2006, quanto aos terrenos onde a petrolífera planeou instalar a central. Para isso, a CMS pondera mesmo avançar com o caso para tribunal.

A entrada em funcionamento da central da Galp Energia programada para 2009 pode estar assim comprometida. Este projecto implica um investimento de 400 milhões e euros.

A petrolífera obteve já a disponibilidade de ligação à rede eléctrica nacional por parte da DGGE – Direcção Geral de Geologia e Energia.

 

Ver comentários
Outras Notícias