Empresas Novo Viking da Douro Azul será baptizado no dia 19

Novo Viking da Douro Azul será baptizado no dia 19

O Viking Osfrid, novo navio-hotel da Douro Azul, que é o primeiro barco construído pela West Sea (do grupo Martifer) nos estaleiros navais de Viana do Castelo, será baptizado no próximo sábado pela ministra do Mar.
Novo Viking da Douro Azul será baptizado no dia 19
Rui Neves 14 de março de 2016 às 19:09

O 11.º navio-hotel da Douro Azul vai ser inaugurado no próximo sábado, 19 de Março, e terá Ana Paula Vitorino como madrinha de baptismo, sabe o Negócios.

Com capacidade para 106 passageiros, distribuídos por 53 cabines e suites, o novo navio-hotel do empresário Mário Ferreira chama-se Viking Osfrid e irá operar no rio Douro para a empresa norte-americana Viking River Cruises.

Trata-se da primeira embarcação construída pela West Sea, do grupo Martifer, desde que assumiu, em Maio de 2014, a sub-concessão dos terrenos e infra-estruturas dos estaleiros navais de Viana do Castelo.

Na construção do Viking Osfrid foram utilizadas 650 toneladas de aço, cinco toneladas de vidro, cerca de 15 quilómetros de tubos, oito mil litros de tinta e 150 quilómetros de cabos de cobre.

Uma das principais inovações do Viking Osfrid, cuja construção representou um investimento de cerca de 12 milhões de euros, é o formato inovador da sua proa que permite criar uma ampla área de estar nesta zona do navio, local onde ficará instalado o "Aquavit Terrace".

Segundo a Douro Azul, o "Aquavit Terrace" é uma zona de "lounge com um sistema inovador de paredes de vidro deslizantes que permitem criar um espaço confortável ‘indoor/outdoor’ onde os clientes poderão desfrutar de uma refeição, relaxar e usufruir da beleza do Douro".

Tanto o bar/"lounge" como o restaurante dispõem de janelas do chão até ao tecto, providenciando uma vista panorâmica para a paisagem.

O "sun deck" do Viking Osfrid dispõe de piscina aquecida e um jardim de ervas orgânicas e painéis solares, que permitem converter a energia solar em energia eléctrica.

Com a entrada em operação deste navio, a Douro Azul passa operar um total de 11 navios-hotel no rio Douro, perfazendo uma oferta de quase 1.300 camas.

A frota da maior operadora de cruzeiros fluviais em Portugal inclui ainda três barcos rabelo para passeios entre as pontes do Porto, dois iates de luxo e um navio, o Trafaria Praia, que a artista Joana Vasconcelos levou à Bienal de Veneza em 2013, que realiza cruzeiros no Tejo, em Lisboa.

Entre outros negócios, a Mystic Invest, "holding" pessoal de Mário Ferreira, adquiriu em 2015 a alemã Nicko Cruises, tornando-se um dos maiores "players" europeus no segmento de cruzeiros fluviais, operando 19 navios em 12 países e três continentes.

Com a incorporação da Nicko, o grupo do "tubarão" Ferreira, que facturou 36 milhões no ano passado, "deverá ultrapassar os 100 milhões de euros este ano".

 




pub