Tecnologias NSA recolheu mais de 151 milhões de registos de chamadas de norte-americanos

NSA recolheu mais de 151 milhões de registos de chamadas de norte-americanos

A National Security Agency recolheu, no ano passado, mais de 151 milhões de registos de chamadas realizadas por norte-americanos, avança a Reuters.
NSA recolheu mais de 151 milhões de registos de chamadas de norte-americanos
Bruno Simão/Negócios
Negócios com Reuters 03 de maio de 2017 às 11:53

A National Security Agency (NSA) recolheu mais de 151 milhões de dados de chamadas telefónicas realizadas por norte-americanos no ano passado. A notícia está a ser avançada pela Reuters, que cita um relatório anual emitido esta terça-feira pelo principal departamento de serviços secretos dos EUA. Esta recolha de dados por parte da agência dos EUA teve lugar mesmo depois do Congresso ter determinado um limite à capacidade desta agência para recolher registos de chamadas.

Este relatório do director de National Intelligence, Dan Coats, foi a primeira avaliação feita aos efeitos do USA Freedom Act, de 2015. Esta medida limita a recolha de registos telefónicos e contactos de pessoas nos EUA a pessoas suspeitas de terem ligações ao terrorismo, de acordo com a agência.

Apesar de ter recolhido mais de 150 milhões de dados, a NSA tinha autorização das instâncias judiciais para espiar apenas 42 suspeitos de terrorismo em 2016. E alguns mais no ano anterior.

Segundo a mesma fonte, desde os atentados de 11 de Setembro de 2001 que a NSA tem vindo a recolher uma grande quantidade de "metadados" e "registos das pessoas que fazem e recebem chamadas, a hora e a duração das mesmas", mas não o seu conteúdo.

A divulgação deste número tem lugar numa altura em que o Congresso dos EUA tem de decidir se vai voltar a autorizar a aplicação da Secção 702 do Foreign Intelligence Surveillance Act, que dá luz verde à NSA para recolher informação de inteligência de pessoas que não têm nacionalidade norte-americana e que estejam fora dos EUA. A Secção 702 está em vigor mas a sua vigência termina no final deste ano.




Marketing Automation certified by E-GOI