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Número de acessos telefónicos continua a crescer

O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes ascendia a cerca de 4,18 milhões de acessos no final do primeiro trimestre de 2010, correspondendo a uma penetração de cerca de 39,3 acessos por 100 habitantes, segundo os dados divulgados hoje pela Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações.

Negócios negocios@negocios.pt 01 de Julho de 2010 às 16:09
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O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes ascendia a cerca de 4,18 milhões de acessos no final do primeiro trimestre de 2010, correspondendo a uma penetração de cerca de 39,3 acessos por 100 habitantes, segundo os dados divulgados hoje pela Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações.

Este número traduz um aumento de 1,1% face ao trimestre anterior. Em termos homólogos o crescimento é de 3,6%.

No trimestre, o número de postos públicos instalados rondava 32,8 milhares, menos 1,3% que no trimestre anterior e com uma variação homóloga negativa de 6,8%.

As empresas do grupo Portugal Telecom que actuam nestes mercados continuam a deter a maioria dos acessos instalados, com 63,1% do total, menos um ponto percentual do que no trimestre anterior e menos 4,3 pontos percentuais que no período homólogo.

No mesmo período, o número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo era de 3,418 milhões, mais 1,8% que no final do trimestre anterior, e mais 6,9% face trimestre homólogo. Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por subscrição e/ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM/UMTS, refere o comunicado da Anacom.

O acesso indirecto através de pré-selecção registou uma descida de 4,2% no número de clientes, para 136 mil, o valor mais baixo registado desde 2001.

No que diz respeito aos clientes de VoIP nómada, existiam no final de Março cerca de 111,6 mil clientes activos, registando-se uma redução de 1,1% face ao observado no trimestre anterior. Desde o início de 2009 que o número de clientes de VoIP nómada tem apresentado uma tendência decrescente. A referida diminuição é explicada pelo facto de um operador ter migrado um conjunto significativo dos seus clientes para outro tipo de solução de telefonia vocal, explica a Anacom.

A quota de clientes de acesso directo do grupo PT tem vindo a diminuir desde 2000. Neste trimestre situou-se nos 56,7%, registando uma quebra de 0,9 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 5,6 pontos percentuais face ao trimestre homólogo.

Nos primeiros três meses deste ano, cerca de 95% dos novos clientes de acesso directo aderiram aos serviços dos operadores do grupo ZON, tendo este grupo aumentado a sua quota em 1,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior.
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