Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O que compra a Altice com a aquisição da Media Capital?

A Altice vai ficar com 95% da Media Capital, até então detidos pelos espanhóis da Prisa. O activo mais valioso está na televisão, com a TVI. Mas há muito mais no negócio.

Correio da Manhã
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 14 de Julho de 2017 às 08:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Televisão: o activo mais forte da Media Capital, mas também o que representa maior despesa, é a televisão. A TVI garante aos franceses da Altice, conhecidos pela sua estratégia de cortes, a liderança no panorama televisivo nacional há mais de uma década. Ao canal generalista juntam-se a TVI 24, a TVI Ficção, a TVI Internacional, TVI África e TVI Reality. Toda a experiência pode também ser feita online através da TVI Player. Pode-se falar então em sete canais diferentes.

Rádio: A Rádio Comercial é uma das rádios mais ouvidas em Portugal. Num portefólio com cinco estações, juntam-se a M80, Cidade, SmoothFM e VodafoneFM, esta última com o nome de um dos rivais da Meo, marca de telecomunicações detida pela Altice.


Internet: a Media Capital é dona do IOL, o segundo maior portal português na Internet. Após o negócio, a Altice passará a controlar os dois maiores portais nacionais, uma vez que já é dona do Sapo.

Produção televisiva: uma das áreas de maior reconhecimento da TVI, inclusive a nível internacional, é a sua ficção. A mesma é assegurada pela Plural Entertainment, que podia ser definida como a maior "fábrica de novelas" portuguesas. O ciclo de produção televisivo é completado com a EMAV – Empresa de Meios Audiovisuais e cenários e com a EPC – Empresa Portuguesa de Cenários, dedicadas a serviços de captação de imagens e construção de cenários, respectivamente.


Música: outro negócio igualmente importante é o da música, com a edição e distribuição através da Farol. Nesta unidade de negócio, entram para as contas os direitos conexos, as receitas das obras comercializadas, o agenciamento de artistas bem como a realização de eventos.


Altice

Presença nos media é aposta

O negócio dos media tem sido uma aposta do grupo francês Altice. É dono de 20 publicações e sete sites, a que se juntam as respectivas aplicações. Apresentando-se como o quinto maior grupo editorial em França, "a sua missão é apoiar as pessoas mais influentes" do país "em todas as esferas das suas vidas". L’Expansión, Libération, L’Express ou i24news são algumas das marcas no catálogo. Nos Estados Unidos da América, a insígnia News12 revela a sua aposta nos media.

Em Portugal, com a compra da PT, também há uma presença contida nos media, através do portal Sapo, que também produz conteúdos informativos.

Ver comentários
Saber mais Altice Plural Entertainment Cidade Media Capital Rádio Comercial TVI Player M80 SmoothFM VodafoneFM EMAV economia negócios e finanças televisão media
Outras Notícias